O nazismo de Elon Musk é apenas o proselitismo americano

A saudação nazista de Elon Musk não é um crime contra a humanidade e nem sequer uma violação dos Direitos Humanos, dois argumentos que estão permeando o noticiário dos jornais latinos e europeus para descrever o ato. Não existe Direitos Humanos na América. O que existe são direitos americanos. Do mesmo modo, não existe crimes contra a humanidade se essa humanidade não for americana.

leia mais

Darwin e a seleção eleitoral das espécies

Charles Darwin e a seleção eleitoral das espécies - Paulo Rebêlo

Na evolução biológica de Darwin e também na política, sobrevive quem consegue se adaptar ao meio. Às vezes, essa adaptação é uma ruptura no status quo; outras vezes, significa manter o mesmo estado das coisas para um novo momento. A ciência natural tende a acreditar que é uma escolha involuntária na natureza; a ciência política sugere que seja uma decisão voluntária dos políticos.

leia mais

Arquivão de textos

Crônicas Aqui você encontra mais de 200 crônicas publicadas desde o ano 2000 em jornais, revistas, zines, blogs e sites. Incluindo os textos originais que depois foram reeditados ou adaptados para as cem crônicas reunidas no livro 100 Amores. Artigos Mais de 700 reportagens e artigos publicados desde 1997 na imprensa, geralmente sobre política, eleições, desenvolvimento social, ciência e tecnologia. Fotomemórias Pequenos textos com recordações engraçadas e bastidores por trás de algumas fotografias. Desde 2023. Depois de Amanhã Reflexões analógicas sobre um mundo binário. Desde 2014, coluna com devaneios aleatórios sobre política e tecnologia. Inicialmente exclusiva para clientes e colaboradores da Paradox Zero. Desde 2024, aberta ao público pelo Linkedin. Quer receber a newsletter ou as crônicas por e-mail? Assine aqui.

leia mais

Não cortem minha cabeça

Não cortem minha cabeça // Paulo Rebêlo

Na ficção juvenil de Highlander, os imortais só morrem se tiverem a cabeça cortada. Na obra prima de Bergman, a cabeça do cavaleiro entra em parafuso durante uma partida de xadrez com a Morte. Na dúvida, espero que deixem a minha no lugar. E resolvi voltar a jogar xadrez.

leia mais

Site Footer

Sliding Sidebar

Arquivão