Darwin e a seleção eleitoral das espécies

Charles Darwin e a seleção eleitoral das espécies - Paulo Rebêlo

Na evolução biológica de Darwin e também na política, sobrevive quem consegue se adaptar ao meio. Às vezes, essa adaptação é uma ruptura no status quo; outras vezes, significa manter o mesmo estado das coisas para um novo momento. A ciência natural tende a acreditar que é uma escolha involuntária na natureza; a ciência política sugere que seja uma decisão voluntária dos políticos.

leia mais

Arquivão de textos

Crônicas Aqui você encontra mais de 200 crônicas publicadas desde o ano 2000 em jornais, revistas, zines, blogs e sites. Incluindo os textos originais que depois foram reeditados ou adaptados para as cem crônicas reunidas no livro 100 Amores. Artigos Mais de 700 reportagens e artigos publicados desde 1997 na imprensa, geralmente sobre política, eleições, desenvolvimento social, ciência e tecnologia. Fotomemórias Pequenos textos com recordações engraçadas e bastidores por trás de algumas fotografias. Desde 2023. Depois de Amanhã Reflexões analógicas sobre um mundo binário. Desde 2014, coluna com devaneios aleatórios sobre política e tecnologia. Inicialmente exclusiva para clientes e colaboradores da Paradox Zero. Desde 2024, aberta ao público pelo Linkedin, por e-mail e via newsletter no Substack.

leia mais

Não cortem minha cabeça

Não cortem minha cabeça // Paulo Rebêlo

Na ficção juvenil de Highlander, os imortais só morrem se tiverem a cabeça cortada. Na obra prima de Bergman, a cabeça do cavaleiro entra em parafuso durante uma partida de xadrez com a Morte. Na dúvida, espero que deixem a minha no lugar. E resolvi voltar a jogar xadrez.

leia mais

Uma carta rica antes de morrer pobre

Uma carta antes de morrer

A gente costuma dizer que ninguém deve ter raiva de quem morreu. Eu tenho. Quando vejo amigos queridos desesperados, sem saber o que fazer e sendo cutilados financeiramente por funerárias, advogados, empresas fantasmas e golpes de todo tipo, tenho muita raiva. E anoto o nome de todos esses defuntos para que eu mesmo vá entregar uma carta de despejo quando for minha vez de chegar onde eles estão, seja lá onde for.

leia mais

Site Footer

Sliding Sidebar

Arquivão