No trabalho remoto, a única transformação digital que interessa é transformar sua saúde mental em carne moída e seu trabalho em nissin-miojo.
Posts in "Artigos"
Oppenheimer e a relatividade do tédio
Uma sinopse bem realista do filme Oppenheimer (2023) cabe numa frase bem curta: são três horas de dramatização da estupidez humana. Quando os militares ou agentes políticos entram em cena, os diálogos são tão estúpidos que parece ficção. O único problema é que é tudo verdade. Estamos falando da quinta-essência da burrice, do suprassumo da ignorância.
Oppenheimer and boredom relativity
A short synopsis of Oppenheimer (2023) fits into a short sentence: three hours of refined human stupidity. When military personnel or political stakeholders come into play, the dialogues are so absurd that they seem like fiction. Only problem is, as it turns out, it’s all very real.
Bastidores de seis anos da Editora Paradoxum
Foram dez novos livros publicados em 2022, um recorde nestes seis anos de atividade da Editora Paradoxum e uma loucura total em termos de produção, organização, logística e gestão, principalmente gestão. Ao mesmo tempo, muita alegria em ver autores novos publicados e a satisfação de autores veteranos que ampliam o universo de público-leitor.
PENSE GORDO: novo livro já disponível
PENSE GORDO é meu segundo livrinho, lançado em abril de 2023. Está disponível em formato tradicional e com frete grátis pela Editora Paradoxum; e também no formato e-book pela Amazon Brasil. Para quem está fora do Brasil, pode comprar o impresso no formato paperback, direto pela Amazon de cada país.
O ódio ao PT parece a síndrome do macho traído
Tem duas maneiras de entender o ódio ao PT e a Lula. A primeira é ler dois livros seminais de Jessé de Souza: A Elite do Atraso (2017) e A Classe Média no Espelho (2018). A segunda é a psicologia: para a maioria das pessoas, a traição é imperdoável.
O planeta empatia e o conflito entre Rússia e Ucrânia
Quinze anos atrás, passei quase dois anos convivendo e compartilhando com tanta gente da Ucrânia, Rússia e todo o Leste Europeu. Isso não me faz especialista em geopolítica, muito menos avalista de conflito bélico, mas infelizmente me aproxima de pessoas que passei a querer muito bem e que me ensinaram muito, mas muito mesmo.
Para os Estados Unidos, a Coronavac não existe
O transtorno histriônico dos americanos elimina a Coronavac da lista das vacinas que salvam milhões de vidas na luta contra a Covid19. E a gente nem merecia aqui no Brasil.
Não, o PT não invadiu o Texas
Nem Partido dos Trabalhadores, nem Progress Texas; o que eu queria mesmo era a Pizzaria Tapajós para me aposentar.
Parem de escrever no Facebook
A rede social é um buraco negro: todo conteúdo que entra é sugado e desaparece do universo. Não guardar aquele textão é um desperdício de talento e de sentimento.
A facebookização do Instagram e a amazonização do Facebook
Com a pandemia de Covid-19, o Facebook viu-se obrigado a antecipar três mudanças profundas nas duas redes sociais que ditam a opinião pública do mundo. A primeira delas é a facebookização do Instagram.
A maior crise da quarentena pela Covid-19 é a da credibilidade política
Quando o Estado pede que as pessoas fiquem em quarentena por causa da Covid-19, esse mesmo Estado espera que a sociedade acredite nas evidências científicas e confie na palavra do governo. Como você espera que as pessoas atendam a um pedido que vem justamente de onde a gente menos leva a sério?