Fotomemórias Ranzinzas #005 – O foco sem foco.

Para manter o foco na falta de foco, gosto desta fotomemória ranzinza no distante e desfocado ano de 2008. Não é foto artística :-) e eu acho que foto desfocada é foto desfocada, simples assim, mas há situações em que vale desfocar de propósito para dar esses efeitos interessantes. Ou para despistar a tremedeira ocasionada pela ressaca do dia anterior.

Além do óbvio, clássico e super antigo: é um jeito eficaz de transmitir ideia de movimento. Vai tentar controlar o foco com o iPhone para ver o que acontece!

O efeito foi proposital, mas a segunda aqui ao lado foi falta de habilidade mesmo. No caso, em não conseguir segurar a câmera sem balançar, enquanto a velocidade da cortina/obturador estava bem baixa numa vã tentativa de reverter a ausência de flash, ausência de luz local boa, ausência de tripé, com uma lente escura e uma câmera mediana, além do pseudo-fotógrafo de ressaca.

Fotografias feitas na gloriosa cidade do Crato, Ceará, em 2008, durante um festival de cultura popular que era bem conhecido, se chamava Mestres do Mundo. A foto dessa ciranda-cirandeira saiu na primeira página e dentro da editoria no jornal, na época, junto a outros retratos que fiz de artesãos no festival. Ainda cheguei a reutilizar umas duas vezes, a segunda foto também saiu, mas ficou bem diferente do jeito que queria e visualizei mentalmente.

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *