Sobre o autor

Foto de Paulo Rebêlo, autor de 100 amores, diretor da Paradox Zero e editor da Editora Paradoxum

Beijing, 2016

Este site pessoal está no ar desde 1996 (com visuais diferentes) e por aqui você encontra meu baú de crônicas ranzinzas, parte das reportagens que fiz em duas décadas de redação em jornais, fotografias que nunca termino de organizar e informações profissionais atualizadas, incluindo os cursos e treinamentos que ministro, palestras e outras informações completamente irrelevantes.

Em 2012, fundei a Paradox Zero, uma pequena agência de transformação digital e estratégias corporativas, depois de quase 20 anos imprensado na imprensa entre jornais, revistas, sites, agências e assessorias de comunicação.

Em 2017, abri a Paradoxum, uma micro editora especializada em oferecer o melhor da tecnologia para e-books certificados internacionalmente e livros impressos sob demanda, todos tratados individualmente com muita atenção e cuidado.

Fiz um mestrado em Gestão e Inovação de Mídia pela Berlin University for Professional Studies em Berlim e Viena (2015); e um mestrado anterior em Políticas Públicas pela Central European University de Budapeste (2007).

Sou originalmente da área de tecnologia (programação, código, sistemas, hardware), depois migrei e trabalhei como jornalista entre 1997 e 2016, sempre entre jornais, revistas e internet; e na maior parte do tempo cobrindo política, tecnologia e desenvolvimento social. Dou palestras desde 1998, cursos e treinamentos diversos desde 2003.

Escrevi o livro 100 amores (ISBN: 978-192-509-9935), saiba mais aqui ou compre direto com frete grátis para todo o Brasil.

Histórico resumido

Fui redator, repórter, colunista e editor no Webinsider desde sua fundação em 2000 até 2011, ao lado do fundador e editor-chefe Vicente Tardin, uma revista online que passou pelo IDGNow (com o nome de Webworld) e foi vinculada a portais como Zip.Net, Globo.com e posteriormente no Universo Online.

Fui correspondente no Brasil da Wired (2001-2003) e por muitos anos com artigos e reportagens sobre o Brasil para diversas publicações estrangeiras como BBC, CNET NewsThe Inquirer, Scidev.net, Christian Science MonitorThe Budapest Sun, Ohmynews, Knight Center for Journalism, Brazzil Magazine e outros. Em 2006 e 2007, fui correspondente para o jornal Folha de S. Paulo e para o Universo Online em Budapeste, cobrindo política, economia e sociedade; e também em Montréal (Canadá) no ano de 2013.

Passei por editorias e períodos diferentes nas redações do Diario de Pernambuco (1998-2003 e depois 2007-2009), Folha de Pernambuco (2004-2006) e Jornal do Commercio (1997, 2007, 2014). Fui correspondente/colaborador no Nordeste para o Jornal do BrasilFolha de S. PauloCarta Capital.

Desde 2008, participo ativamente de campanhas eleitorais na coordenação de equipes, estratégias de comunicação e estratégias digitais, passando por campanhas para vereador, deputado estadual e federal, senador, prefeito, governador e Presidente da República.

Outras experiências incluem a renovação do Portal Sebrae, em Brasília (2009), a partir de uma equipe com cinco editores. Articulista e redator no UOL Tecnologia por seis anos, colunista da Revista Backstage do Rio de Janeiro por sete anos, editor-executivo na AF2 Comunicação em Brasília por dois anos. Dezenas de artigos e colaborações no antigo portal Zip.net e no IDGNow, revistas institucionais e portais online.

Fui membro, palestrante e instrutor na Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e membro-associado da Canadian Association of Journalists (CAJ) e da Hungarian International Press Association. Desde 2003, tenho ministrado palestras, cursos rápidos e treinamentos corporativos em universidades e empresas, geralmente sobre temas relacionados a cobertura de eleições, tecnologia na política, banco de dados para comunicação, redes sociais, algoritmos, web writing, produção de conteúdo, publicidade em redes e workshops sobre ferramentas úteis para profissionais de Comunicação.

Para mandar uma mensagem, envie um e-mail.