Obras da Kabum têm início no Recife

Paulo Rebêlo

Começaram as obras – de verdade – para construir uma unidade da Kabum no Recife, a escola de tecnologia e arte da Telemar. A iniciativa conta com apoio da Prefeitura da Recife, da ONG Auçuba e da Unesco, estando localizada à Rua do Bom Jesus nº147, onde existia o bar Calypso nos tempos áureos da revitalização do bairro. A previsão de agora é que as aulas tenham início em março de 2006. A gerente do Instituto Telemar, Maria Arlete Gonçalves, não cansou de citar a beleza e a importância histórica e cultural do bairro, durante a apresentação do projeto, na última quinta-feira.

A Kabum é uma rede de escolas da Telemar, criada em 2003, com um projeto de inclusão social a partir da informática e da arte. Ganhou visibilidade com o projeto piloto no Rio de Janeiro, em parceria com a ONG Spetaculu, criada pelo renomado cenógrafo Gringo Cardia. No Recife, oferecerá cursos gratuitos para jovens entre 16 e 19 anos que sejam residentes de comunidades com baixos índices sociais. Os cursos serão de design, computação gráfica, vídeo e fotografia.

“Com a Kabum, queremos democratizar o acesso da juventude popular urbana das grandes cidades ao conhecimento e à tecnologia de ponta no tratamento de imagem, e contribuir para a descentralização da produção multimídia, além do eixo Rio-São Paulo”, explicou Arlete, acrescentando que os professores serão selecionados pela Auçuba entre profissionais qualificados que atuem no mercado de trabalho.

Projeto foi adiado várias vezes

Uma das propostas mais interessantes da Kabum é que, ao término do curso, os jovens estejam profissionalizados e aptos até mesmo a abrir escritórios autônomos de prestação de serviços. Um dos alicerces desse processo é o uso de equipamentos de qualidade, como computadores Macintosh para estações gráficas, televisores, DVDs, ilha de edição, softwares de manipulação de imagens, scanners e equipamentos de som.

O projeto, no entanto, foi anunciado duas vezes somente este ano. Juntando com o ano passado, soma quase meia dúzia. Em janeiro de 2004, a Telemar já divulgava que a Kabum no Recife sairia do papel até agosto. Em julho do mesmo ano, a empresa anunciava que os computadores já estavam comprados mas, com um pequeno atraso, até o final do ano as turmas teriam início. No primeiro semestre de 2005, a Kabum foi novamente apresentada em caráter oficial pela Telemar. A expectativa mais recente é março de 2006.