Big Cesar Brasil

Não é novidade que o Brasil inteiro está ligado na quinta versão do reality show Big Brother Brasil (BBB), mas a partir de agora você pode “conectar-se” ao BBB e participar de um jogo interativo pelo celular. Basta ser cliente da Oi, Claro ou TIM e ter um aparelho mais avançado para fazer o download do jogo Meu Big Brother.

São 45 modelos de celular habilitados para rodar o aplicativo, que foi totalmente desenvolvido no Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar) pela Meantime Games, incubada da instituição. O jogo permite que o usuário tome conta de um dos personagens da casa, apresentados em forma de tamagotchie. O objetivo é, através de mensagens de texto (SMS), manter os personagens alimentados, limpos, bem humorados e
disciplinados. Durante o jogo, o usuário recebe notícias em tempo real dos integrantes da casa. Made in Pernambuco, o joguinho promete fazer tanto sucesso quanto o programa.

Paulo Rebêlo
[email protected]

Incubada criou o jogo em três meses
Pernambucana Meantime elaborou aplicação inovadora em Java para game BBB

Não é novidade que o Brasil inteiro está ligado no quinto Big Brother Brasil (BBB), mas, a partir de agora, você pode “conectar-se” ao BBB e participar de um jogo interativo pelo celular. Basta ser cliente da Oi, Claro ou Tim e ter um aparelho de celular mais avançado para fazer o download do jogo Meu Big Brother. São 45 modelos de celular habilitados para rodar o aplicativo, que foi totalmente desenvolvido no Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar) pela Meantime Games, incubada da instituição.

Basta olhar os números da audiência para imaginar o sucesso que o game Meu Big Brother pode fazer. Para se ter uma idéia, durante a última edição do BBB foram 60 milhões de visitas no site oficial do reality show, um recorde na Internet brasileira. A aposta da Globo em convergência celular-televisão não é de agora. No BBB4, realizado no começo do ano passado, os telespectadores já podiam enviar mensagens de texto pelo telefone durante as votações. Foram mais de 15 milhões de mensagens.

Segundo o diretor da Meantime, Haim Mesel, a Globo.com entrou em contato com a incubada em setembro do ano passado para fechar o contrato de desenvolvimento do game, após vários meses de negociações e conversas. “Colocamos dez pessoas da nossa equipe para se dedicar ao desenvolvimento e, em três meses, estava tudo pronto, incluindo a fase de testes, para que os usuários não tenham problemas ou encontrem defeitos na hora de jogar,” explica Mesel. Apesar de ainda ser novidade para os telespectadores, a equipe da Meantime já comemora o sucesso que o game vem fazendo. Sem revelar maiores detalhes, Mesel antecipa que novos contratos devem ser firmados com a Globo.com para o desenvolvimento de outros aplicativos e soluções. Nenhuma das duas empresas revelam, no entanto, valores investidos na parceria.

Na opinião do coordenador de games da Globo.com, Henrique Olifiers, o jogo desenvolvido em Pernambuco “é um conceito novo, um modelo inédito no mundo dos jogos para celular e se apóia sobre um formato de negócio nunca antes testado. Vencer os desafios durante a criação deste projeto foi gratificante”. O gerente de Tecnologia Móvel da Globo. com, Sérgio Berson, explica que há inovações tecnológicas na arquitetura do game para permitir ao usuário ficar sempre atualizado com notícias do BBB5, brincar com as perguntas no Quiz, votar no paredão e outras interatividades. “Pode também recarregar seus créditos para dar continuidade ao jogo. É tudo muito inovador. Como é compatível com vários aparelhos e operadoras, torna-se uma aplicação com o que há de mais avançado em Java no mercado brasileiro de celulares”, comemora.

Participantes da casa viraram tamagotchies

Em Meu Big Brother, você transforma os integrantes da casa em tamagotchies e pode controlá-los diariamente: alimentando, mantendo o personagem sempre bem-humorado e disciplinado. A jogabilidade é por SMS (mensagens de texto) e cada mensagem corresponde a uma ação. O principal objetivo do game é manter o personagem sempre saudável e com a conta cheia de estalecas — a moeda do BBB.

Com o jogo ativado, você escolhe qual personagem (são 14 moradores na casa) quer cuidar, protegendo ou torturando. O download de Meu Big Brother é gratuito, mas para jogar é preciso desembolsar uns trocados. Compre um pacote de estalecas, que equivale a dez ações por R$ 3,00. Feita a compra, você literalmente passa a depender do seu tamagotchi BBB, sendo obrigado a ficar de olho na fome, higiene, humor e disciplina do personagem — quase igual à televisão. Dá para escolher até mesmo a comida do dia, tendo cuidado se a opção vai deixar o boneco irritado ou satisfeito.

Enquanto você joga, o celular recebe notícias em tempo real do programa. Caso o personagem seja eleito líder ou anjo, a atualização é feita no aparelho durante a próxima sincronização com a rede da operadora. Se o personagem for vencedor nas provas, a vitória é revertida — no celular — em novos créditos de estalecas para continuar jogando. Agora, tenha cuidado: se o morador deixar a casa durante o reality show, o jogo termina para você, mas dá para escolher outro protegido e começar tudo de novo.

1 Comment Big Cesar Brasil

Comments are closed.