PENSE GORDO: novo livro já disponível

PENSE GORDO é meu segundo livrinho e foi lançado no dia 18 de abril de 2023. Está disponível em formato tradicional e com frete grátis pela Editora Paradoxum (R$ 39.99) e no formato e-book pela Amazon Brasil (R$ 9.99). Para quem está fora do Brasil, pode comprar o impresso no formato paperback, direto pela Amazon de cada país.

PENSE GORDO levou quase 20 anos para ficar pronto. Comecei a arquitetar as ideias para este livro em 2006. Seria um projeto a ser maturado por exatamente duas décadas, com previsão de lançamento para 2026 ou 2027. No entanto, quanto mais o tempo passa, pior fica minha percepção sobre a relatividade desse mesmo tempo. Em 2006, vinte anos para frente parecia uma eternidade de tão longe. Em 2023, vinte anos para trás parecem umas férias que passaram rápido demais e a gente não aproveitou direito.

As percepções sobre o tempo costumam variar de pessoa para pessoa, mas a crueldade unidirecional do tempo é exatamente idêntica para todos nós. Gente próxima se foi, restaurantes fecharam, amigos sumiram, paixões ardentes esfriaram, amores expiraram e planejamentos perderam o prazo de validade.

Antecipei a conclusão, antes que minhas explorações gastronômicas sejam proibidas pelos médicos em pânico quando me pedem uma ultrassonografia do fígado ou pelos cardiologistas incrédulos quando me mandam fazer esteira.

Fui forçado pelas circunstâncias a remover vários capítulos que a memória armazenou e que as anotações conservaram, por não conseguir falar com algumas pessoas ou não ter autorização para usar. Aprendi, a duras penas e muitos pratos esvaziados, que não posso esperar que elas percebam 20 anos passados como 20 minutos, do jeito que às vezes me parece. Certas amizades também se perderam no caminho de 2006 até a revisão final.

Por não querer mais esperar outras relatividades, decidi tirar logo do forno este brebote literário, com diferentes temperos e em diferentes temporalidades. A comida e minha gulodice são o aperitivo de todas essas memórias, e essas memórias são o prato principal de percepções sobre nossa relação com as pessoas e com o mundo. Observações que o tempo também vai fazer expirar, sem dúvida, quando chegar a conta.

Mas, enquanto a conta não chega, meu desejo é que você goste do recheio deste manuscrito, não tanto quanto eu gosto de pizza, porque seria impossível. Quem sabe, goste o suficiente para refletir sobre questões pertinentes e depois passe adiante esta gororoba, enquanto abandona a dieta e enfia o pé na jaca.

Uma sugestão particular: não leia o livro fora de ordem. Os capítulos estão interligados e alguns dependem do anterior para melhor proveito e compreensão.

PENSE GORDO chega depois de 10 anos do meu primeiro livro, 100 amores.

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *