Internet discada sem limite de horários

Paulo Rebêlo
Folha de Pernambuco – 22.fevereiro.2006

A exemplo do que ocorre em outras regiões do Brasil, finalmente a área coberta pela Telemar entra na rota do acesso discado à internet sem limite de horários. O plano “Internet sem limites” está ativado, permitindo ao usuário conectar em qualquer hora do dia sem pagar os pulsos telefônicos. Por R$ 29,90 mensais, você usa a mesma linha telefônica e modem, pode ficar até 24h online, qualquer dia da semana, sem esperar feriado ou aguardar até o relógio marcar meia-noite.

Com o “Internet sem limites”, os pulsos telefônicos não são contabilizados na conta do cliente. O plano é oferecido por meio de um 0800 geral da empresa, pelo qual o cliente pode solicitar instalação de Velox (banda larga), nova linha, reparos e outros serviços agregados. De acordo com as informações repassadas pelos atendentes da Telemar, qualquer um dos funcionários do atendimento desse plano está habilitado a cadastrar a linha do usuário.

Com a linha cadastrada, em menos de uma hora você já pode se conectar à internet sem limite de pulsos. Entretanto, vale realçar que há uma condição: o provedor de acesso precisa ser da Rede Telemar, ou seja, o número de conexão tem que começar pelo prefixo 1500. São vários: iG, Terra, UOL, iBest etc. Outros provedores, fora da rede, vão continuar somando os pulsos. “O sistema da gente identifica quando o provedor é da nossa rede, cujo prefixo é 1500, e deixa de contar os pulsos na casa do cliente,” explica o discurso padronizado do atendimento Telemar.

Para o administrador de empresas João Batista de Lima, o serviço é o único jeito de voltar a usar internet sem preocupações. “Meu filho faz faculdade de computação e não pode pesquisar ou estudar em casa como deveria, por causa da conta. Nos cadastramos logo e já estamos usufruindo. Afinal, aqui onde moramos não há opção de banda larga”, lamenta Lima, residente de Abreu e Lima.

Serviço
Internet Sem Limites
0800-31-0001
www.telemar.com.br

Sem velocidade, mas com acesso

Apesar do exponencial crescimento da internet em alta velocidade (banda larga) no Brasil, o acesso via linha discada ainda persiste na maioria dos lares brasileiros. Serviços de conexão rápida são mais caros e, o principal, não atendem toda a cidade. Há vários bairros sem cobertura, deixando os usuários sem opção alguma – assunto já abordado em edições anteriores da Folha, sobre as órfãos da banda larga.

É o caso da enfermeira Cléa Bastos, que não pode contratar o Velox porque não há cobertura onde mora (Jordão Alto) e precisa regular o horário, somente nos finais de semana, para usar a internet. “Não posso pesquisar para fazer trabalhos da faculdade, nem me divertir, porque ninguém consegue dormir de madrugada por causa da Telemar e acordar cedo no outro dia para trabalhar”, comenta, agora satisfeita por ter aderido ao “Internet sem limites”.

Serviço não foi divulgado para internautas

Procurada pela Folha durante as duas últimas semanas, a Telemar não soube informar o motivo de não revelar aos clientes e não divulgar a oferta de internet discada sem limite de tempo na conexão.

Na semana passada, a empresa desmentiu, oficialmente, a informação de que iria lançar o plano de internet sem cobrança de pulsos – enquanto, na verdade, o “Internet sem limites” já estava sendo oferecido a qualquer um que perguntasse no 0800 e, posteriormente, com uma chamada no site da empresa.

Novamente procurada pela Folha, até o fechamento desta edição a Telemar não retornou aos pedidos de explicações e entrevistas. Até o dia 31 de julho, a conta telefônica de todos os clientes Telemar passará a ser regulada pela contagem de minutos, e não de pulsos telefônicos. Os atendentes do 0800 Telemar não souberam informar se, com a tarifação por minutos, o “Internet sem limites” manterá o preço de R$ 29,90 e as mesmas liberdades de hoje.

Provedores para o “Internet sem limites”

– Oi Internet
– Uái
– iG
– iBest
– Terra
– BOL
– iTelefonica
– America Online (AOL)
– Universo Online (UOL)