Skype chega ao Brasil

Paulo Rebêlo
Folha de Pernambuco – 14.dez.2005

Ele é o terror das operadoras de telefonia e o ícone máximo de uma revolução nem um pouco silenciosa. Estamos falando do Skype, o programa mais popular para realizar chamadas telefônicas pela internet, consagrando a tecnologia de voz por IP (VoIP), também chamada de telefonia IP. Após meses de estruturação e negociações, a empresa oficializou a chegada ao Brasil, inclusive, abrindo escritório no País e fechando parcerias com companhias locais.

Antes de anunciar o aporte, o Skype ganhou nova versão (2.0) com recursos extras. O principal é a inclusão de vídeos durante as ligações. Quem tem webcam pode transformar o programa em um vídeofone, conversando com qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo. Lembre-se que o Skype é gratuito e só precisa de uma conexão internet para funcionar, além de poder fazer chamadas para telefones convencionais, públicos e celulares.

O Brasil é o quarto país mais ativo do Skype. Não à toa, a empresa resolveu abrir um escritório em São Paulo. Um dos resultados práticos é a parceria com a Telelistas, líder no mercado nacional de listas telefônicas. Ao instalar o Skype Toolbar – uma barra de ferramentas para Internet Explorer ou Firefox – o usuário pode fazer buscas em toda a base de dados da Telelistas, procurando por empresas ou pessoas através de palavras-chaves ou nome. Basta clicar e a ligação é feita automaticamente pelo SkypeOut.

O SkypeOut é um serviço pago, embutido ao Skype gratuito, que permite fazer ligações convencionais para um telefone comum. Conforme já visto na Folha Informática na reportagem sobre VoIP, o valor é extremamente baixo quando comparado ao custo das operadoras de telefonia.

A superintendente de negócios da Telelistas, Yanira Nasser, acredita que a parceria é uma “ferramenta poderosa para permitir a utilização do SkypeOut no dia-a-dia das pessoas”. A executiva realça que as operações da Skype no Brasil e América Latina prevêem, ainda, outras importantes parcerias que serão fechadas nos próximos meses.

Planos e novos serviços para 2006 –

O gerente-geral do Skype no Brasil, Carlos Pires, já antecipou que no primeiro trimestre de 2006 haverá cartões pré-pagos de telefonia pela internet, vendidos em mais de 30 mil estabelecimentos comerciais. A proposta facilita – e muito – a vida de usuários domésticos e leigos, que não vão precisar criar uma conta de SkypeOut para fazer ligações.

Enquanto isso, as operadoras de telefonia tentam se virar do jeito que podem. Muitas pretendem lançar serviços próprios de VoIP, a partir do primeiro semestre do próximo ano. Os planos do Skype inclui, em partes, parcerias com operadoras, mas nada está definido até agora. No entanto, a direção da empresa garante que vai abrir um site em português e lançar pacotes prontos com kit de software e ligações grátis por tempo determinado.

Outra promessa é trazer para o Brasil o serviço SkypeIn, o qual libera um número de telefone específico para cada pessoa, como se fosse um telefone local, mas utilizando a rede do Skype a um custo reduzido. Também não há previsão sobre o SkypeIn até agora, principalmente por causa da falta de legislação sobre VoIP no Brasil.