Negócios em comunicação

Projeto Conexões - UFPEO livro ‘Os impactos das novas mídias na comunicação’ foi um projeto coletivo, o qual fui convidado a participar em 2018. Coordenado pela prof. Sheila Borges, da Universidade Federal de Pernambuco, o livro foi lançado pela Editora UFPE em novembro de 2018, e é totalmente gratuito, com o arquivo PDF disponível para download.

A proposta do livro é trazer ao leitor vários artigos com reflexões urgentes para analisar as dificuldades enfrentadas pelo campo da comunicação, que se reconfigura com a velocidade de um ambiente onde as novas tecnologias, a convergência midiática e as redes sociais que redefinem os papéis de consumidores e produtores da informação, apresentando propostas de sobrevivência, resiliência e renovação para profissionais, professores, pesquisadores e estudantes que atuam nesse campo de trabalho.

O Projeto Conexões durou dois anos (2016-2017) e reuniu cerca de 700 pessoas, entre participantes e organizadores, que se mobilizaram para debater o passado, o presente e o futuro da comunicação em eventos diversos (palestras, oficinas, debates) promovidos no Recife e também em Caruaru, onde há um campus da UFPE.

Na ocasião do lançamento, tive a sorte de ter minha contribuição abrindo o livro, sob o título ‘Negócios em comunicação: a dificuldade de empreender depois do jornalismo’, em que relato minha experiência (que ainda está em curso) de abrir mão do jornalismo, depois de quase vinte anos, para abrir um negócio próprio. Você pode ler o texto na íntegra aqui.