Receba as Crônicas Hipopocaranga direto no seu e-mail



Hipopocaranga é um nome que leitores mais antigos dessas crônicas talvez lembrem e leitores mais novos não entendam de onde surgiu. Hipopocaranga não tem significado e nem existe no dicionário, é apenas um nome engraçado que inventei, nos meus tempos de guri, para anos depois adotar como título do site e da lista de e-mail.

As crônicas começaram a surgir na metade dos anos 1990 em distribuição por e-mail, bem no início da internet comercial no Brasil. No final da mesma década, por volta de 1997, passaram a ser organizadas digitalmente e arquivadas de forma sistemática na web.

Apesar de o e-mail ter se tornado uma tecnologia ultrapassada para a geração atual e uma ferramenta quase inexistente para as novas gerações, a lista de distribuição ainda existe até os dias de hoje, embora com bem menos inscritos. 

Hipopocaranga também foi o nome de algumas colunas em jornais, revistas e sites, naquela época de ouro que foi a popularização acelerada da internet no Brasil, no final dos anos 90 e início dos anos 2000. Um período que foi seguido pela derrocada e falência de múltiplos empreendimentos digitais quando a chamada bolha da internet estourou nos Estados Unidos e respingou no resto do mundo.

Uma boa parte dos textos a seguir foi publicada em algum veículo de comunicação. Hoje, quase todos esses veículos deixaram de existir na internet e, no caso dos jornais impressos ou revistas, alguns deixaram de circular ou faliram. Algumas crônicas ganharam versões diferentes e de tamanhos variados, outras crônicas foram lidas em programas de rádio e a maioria foi hospedada em colunas que assinei regularmente nesse período.

Em todo o percurso até aqui, devo agradecimentos a muita gente que abriu espaço para tantas abobrinhas e devaneios. Algumas dessas pessoas já faleceram, outras apenas sumiram do mapa, mas fico feliz em saber e compartilhar que outros tantos continuam por aqui e, melhor ainda, continuam a fazer parte da minha convivência de alguma forma.

Site Footer

Sliding Sidebar

Instagram