Gooey – Quebrando a privacidade na Web

Até pouco tempo, além da máquina hospedando o site e seu provedor de acesso, ninguém mais sabia onde você passava as madrugadas, navegando solitário durante horas e horas a fio, imaginando estar sozinho no oceano da Internet. Agora, qualquer um pode saber – se você permitir, é claro.

Estamos falando do Gooey, mais um daqueles programinhas gratuitos e merecedores do Prêmio Nobel da Internet, se é que venha a existir um dia. Ano passado, milhões de internautas devem ter dado os méritos ao ICQ (http://www.icq.com), e este ano o Gooey parece já estar carregando o slogan “a utilidade cibernética do ano” nas costas. Tudo graças à possibilidade de invadir a privacidade dos outros de forma legal (e engraçada), por mais estranho que possa parecer. O Gooey permite fazer algo desejado por 9 em 10 internautas: saber o que tanto as pessoas ficam vendo na Web. Tudo bem, tudo bem, também é o desejo da sua mãe e da sua esposa…

Ao acessar uma página na Internet, milhares de usuários também estão vendo a mesma página que você. Com o Gooey, é possível saber quem são essas pessoas, conversar com elas, enviar um email, ou simplesmente bater um papo em um canal aberto de chat, com todos os demais que estiverem na mesma página.

Instalando o ‘pequeno notável’, toda vez que seu navegador entrar em alguma home page, qualquer que seja, o Gooey irá conectar-se a um servidor específico, e recolher as informações necessárias a proporcionar-lhe muita diversão. Tais informações mostrarão, em uma tela customizável do próprio Gooey, todas as pessoas visitando a mesma home page que você está vendo! Será possível abrir um bate-papo particular com qualquer um, enviar email, visitar a página pessoal delas, ou simplesmente começar a conversar com todas, em uma parte da janela reservada às discussões em tempo real, igualzinho a um canal de chat, mirc, ICQ ou Netmeeting.

Fantástico, não? E’ muito mais. O usuário não é obrigado a ficar visível para todos. O Gooey fica minimizado na barra de tarefas, junto ao relógio do Windows. Caso queira continuar “invisível” aos demais, basta desconectar o Gooey do servidor da fabricante ou fechar o programa. Outro detalhe é a exibição do seu endereço eletrônico de email, também não obrigatório. Na verdade, o usuário possui a liberdade de mostrar apenas um nick (apelido) aos outros, se assim desejar, e deixar todo mundo na curiosidade.

CUSTOMIZANDO – O Gooey é totalmente customizável. Do tipo de fonte a ser usado à forma como as janelas são exibidas no seu computador. A única restrição, por ser um programa gratuito, é a exibição de um pequeno banner (propaganda) da própria fabricante do Gooey, na janela principal. A propaganda não atrapalha em nada e muitas vezes nos presenteia com umas animações divertidíssimas, caso sua máquina possua o Shockwave Flash instalado.

Existem três janelas básicas. A primeira e principal, mostra as pessoas plugadas na mesma home page que você, o banner e um espaço para bater papo com os demais. A segunda janela aparece ao duplo-clique de mouse sob o nome de alguém, o que irá abrir outra janela para uma conversa particular. A terceira janela trata-se do Hotwave, uma lista dos dez sites mais acessados por pessoas usando o Gooey.

Ainda é possível configurar a janela principal de acordo com seus gostos pessoais. O trecho onde mostra os nicks das pessoas, por exemplo, pode ser separado e usado como outra janela à parte. Tal mudança irá limpar mais a sua área de trabalho, escondendo o que os outros usuários estão conversando no canal aberto. Ao fechar a janela do bate-papo e deixando à mostra somente os nicks, você irá notar uma semelhença de uso com o ICQ.

INSTALANDO – O Gooey pode ser baixado no endereço http://www.getgooey.com e, provavelmente, já deve estar disponível na maioria dos sites de arquivos, como Tucows (http://www.tucows.com), Winfiles (http://www.winfiles.com), Slaughterhouse (http://www.slaughterhouse.com) e outros. Duas versões do programa estão disponíveis aos internaturas. Uma para Windows 95/98 e outra para NT, cada uma ocupando 2MB, em média.

Caso seu computador não possua o Shockwave Flash instalado, pegue-o em http://www.shockwave.com ou também nos sites de arquivos. Entretanto, a maioria dos navegadores atuais já o traz embutido.

Após a instalação, você precisa conectar-se à Internet e fazer o seu registro, preenchendo alguns poucos dados pessoais e escolhendo seu nick, a fim de poder tornar-se visível aos outros usuários.

Com certeza, o Gooey tem tudo pra virar a nove febre dos usuários de Internet, da mesma forma como aconteceu com o ICQ, tempos atrás.
GOOEY x ICQ – Caso você ainda não tenha instalado o Gooey em seu computador (mas o fará em breve, com certeza), talvez possa estar se perguntando se ele não tem a mesma utilidade do ICQ. A resposta é ‘não’.

O ICQ permite você conversar, trocar mensagens e arquivos, apenas com as pessoas que estejam conectadas à Internet e que também estejam cadastradas na sua lista de contatos. Ao instalar o ICQ, sua lista de contatos estará limpa e será impossível saber quem está conectado naquele momento. Aos poucos, você precisar ir cadastrando pessoa por pessoa, manualmente, em sua lista. Apenas quem estiver cadastrado no seu computador é que ficará visível.

Com o Gooey, é diferente. Logo no primeiro uso, todas as pessoas usando o programa e visitando a mesma página da sua, estarão disponíveis para contato. O trabalho manual é nulo e você ficará sabendo quem possui os mesmos interesses dos seus.
Para muita gente, o Gooey e o ICQ se completam e tornam-se poderosas ferramentas de entretenimento e produtividade, quando usadas em conjunto. Quem sabe no futuro não possamos ter uma versão única de ambos?