10 respostas sobre o Service Pack 3 do Windows XP

Paulo Rebêlo | UOL Tecnologia | 29.abril.2008

Agora é oficial: o terceiro e último pacote de serviços e atualizações (Service Pack 3) do sistema mais popular do mundo, o Windows XP, está disponível para usuários da versão em inglês. Usuários brasileiros ainda terão de esperar pelo menos até maio ou meados de junho. Mesmo sob protestos de usuários e informações controversas, a Microsoft insiste em informar que o suporte ao XP termina em 30 de junho.

Enquanto isso, o CEO da empresa, Steve Ballmer, disse, em discurso recente, que pode rever esse prazo. Enquanto não existe um consenso definitivo sobre a aposentadoria do XP e o sistema continua rodando em 74% de todos os computadores do mundo (segundo pesquisa da Net Application), a saída é conhecer quais são as novidades e as principais melhorias do update.


O que é o Service Pack 3 para Windows XP?
Assim como outros updates, o SP3 é uma forma que a Microsoft encontrou para colocar novidades e corrigir erros em seu sistema operacional antes de uma possível nova versão ficar pronta. No caso do XP, o SP3 será a última grande atualização do sistema, segundo a Microsoft.

Como ter acesso a essa atualização?
A partir de hoje (29/04), o pacote de atualizações deve aparecer no Windows Update e no Download Center da Microsoft, inicialmente apenas em inglês.

Quando a versão em português vai ser divulgada?
Quem usa Windows XP em português e quiser atualizar o sistema operacional vai precisar esperar até 9 de maio, quando o SP3 nacional chega às redes TechNet e MSDN.

Quais são as principais mudanças para usuário doméstico?
Testes variados mostram que, após a instalação do SP3, há um ganho de performance geral de até 10% no computador. Parece pouco, mas é bem perceptível, sobretudo na inicialização do sistema.Além do aumento da velocidade, outro benefício do update acontece na segurança do PC. O último service pack para Windows XP foi lançado em agosto de 2004, ou seja, há quase quatro anos. De lá até hoje, foram centenas de atualizações críticas de segurança. Com o SP3, você pode ficar despreocupado por alguns meses. O pacote inclui todas as atualizações lançadas até agora.

Quais são as principais mudanças para quem trabalha em TI?
As mudanças trazidas pelo SP3 são bem mais perceptíveis para quem trabalha com o sistema operacional Windows XP em ambientes de rede e em empresas. O update traz novidades para ambientes de rede, com destaque para um upgrade no acesso às redes Wi-Fi (internet sem fio) protegidas e no NAP (Network Access Protection) – até então disponível apenas no Windows Vista e Server 2008. O NAP não só eleva a segurança nas comunicações entre cliente-servidor, mas também força os usuários a atualizar os PCs de acordo com as imposições da Microsoft. Uma faca de dois gumes para boa parte dos administradores, que nem sempre vêem vantagem em atualizar sempre o PC por conta de eventuais perda de performance. O NAP permite que um servidor verifique se a máquina cliente está devidamente atualizada, antes de autorizá-lo a entrar no sistema remotamente. O SP3 também instala a versão 3.0 do Management Console, Outras atualizações para se tomar nota são versões remendadas do Bits (Background Intelligent Transfer System), do XML 6.0 da Microsoft e do Windows Installer (MSI) 3.1.

Quando devo fazer a atualização?
Se a versão do seu sistema for em inglês, é recomendado fazer a atualização o o mais cedo possível. Assim, você garante mais performance e segurança para o Windows XP.

Por que devo atualizar?
Com o update você conseguirá um ganho de performance geral de até 10% no computador e, ainda, reforçar a segurança do sistema (pelo menos por alguns meses). O pacote inclui todas as atualizações da Microsoft lançadas até agora.

Posso integrar o SP3 a um CD do Windows para futuras instalações?
Se você for um usuário avançado de tecnologia, é possível integrar o SP3 a um CD do Windows XP original – aquele sem nenhum service pack pré-instalado. Uma dica para essa integração é usar o software gratuito nLite. Porém, como sempre ocorre em lançamentos de Service Pack, o mais recomendado é instalar o Windows XP com o SP3 integrado, do zero, formatando a máquina. Caso a opção não seja viável para você, então atualize seu XP com o SP3 por cima, após o download do pacote.

O SP3 atendeu às expectativas dos usuários e profissionais?
Boa parte dos profissionais de tecnologia esperava mais do SP3, mas o fato é que, excetuando as correções de segurança (muito importantes), não há novidades práticas ou que façam a diferença.

A versão final trouxe muitas mudanças em relação às beta?
A “build” da versão final é 5512. Na prática, não trouxe mudanças em relação ao último beta 5508.