Quake IV na linha de produção

Enquanto o principal criador do jogo Quake, John Carmack, anunciava que o código-fonte de Quake III seria liberado gratuitamente na Internet, a iD software, produtora da série, confirmava o criação do Quake IV para breve.

No caso do código-fonte, qualquer pessoa poderá ter acesso as linhas de código para estudar. Ambas as informações foram confirmadas durante a QuakeCon 2005, evento anual sobre o mundo Quake. Parece que foi ontem, mas o último Quake foi lançado há seis anos, em 1999, decepcionando boa parte dos fãs que gostam de jogar sozinho. O jogo tinha como principal objetivo popularizar o modo multiplayer, sendo quase todo voltado às lutas online e em rede. Com Quake IV, a iD promete desfazer essa imagem.

Para o modo single-player, a iD promete uma seqüência direta do Quake II, minutos depois do fim daquele jogo que fez história em 1997. O enredo será baseado numa guerra entre o planeta Terra e a raça de alienígenas Stroggos, que mutilam corpos humanos para enxertar partes da anatomia humana na raça.

Half-Life 3 pode sair apenas para console Xbox

Informações vazadas na Internet dão conta que Half-Life 3, ainda sem data prevista de lançamento, pode não chegar para a plataforma PC, mas apenas para o console Xbox 360, da Microsoft. A informação da exclusividade para o Xbox não é confirmada pela Valve, desenvolvedora da série, que apenas ratifica já ter começado o desenvolvimento do jogo. Uma apresentação multimídia sobre Half-Life 3 já circula na Internet, para mostrar o poder de uma nova arquitetura gráfica chamada de XNA.

A polêmica sobre a exclusão da plataforma PC chega num momento em que os viciados em games para PC não encaram com bons olhos a crescente adesão exclusiva aos consoles. O jogo Halo, que faturou milhões de dólares para PC, teve uma seqüência lançada apenas para o Xbox, deixando os usuários de computador a ver navios.