Office 2006 vai salvar em PDF

Paulo Rebêlo
Folha de Pernambuco, 05.out.2005

Agora é oficial: a Microsoft vai fornecer integração e suporte para o formato PDF na próxima versão do Office, prevista para chegar às prateleiras em 2006. Com o recurso, o usuário pode escolher entre salvar os documentos nos formatos tradicionais (doc, xls, ppt…) ou no padrão da Adobe. O PDF não chega a ser totalmente aberto, mas tem compatibilidade com qualquer sistema operacional e com uma infinidade de dispositivos, como celulares, palmtops e acessórios diversos.

Com o PDF, os arquivos do Office vão se tornar marcados apenas para leitura. Quem receber os documentos poderá apenas ler e não editar. A desvantagem é que, para abrir os PDFs, o usuário terá que fazê-lo usando o programa Acrobat (gratuito) da Adobe, já que o próprio Office não poderá visualizar. A principal vantagem da nova padronização é poder levar seus PDFs com a certeza que poderá ler em qualquer lugar e qualquer computdor, em Windows, Linux, Macintosh etc.

Por ser universal, o padrão também é adotado pela Folha Informática como fonte de arquivos para matérias anteriores e pode ser visto, quase todas as semanas, no rodapé das matérias, em “Serviço”. O leitor apenas faz o download e lê as reportagens do caderno online, sem precisar procurar no site do jornal.