O triunvirato do Agreste

Poder // Há praticamente três décadas, Caruaru vem sendo comandada por três prefeitos

Paulo Rebêlo
Diario de Pernambuco – 07.set.2008

Caso vença as eleições municipais em Caruaru, o deputado estadual José Queiroz (PDT) irá selar uma hegemonia de poder que chega a 30 anos. A prefeitura tripartite tem sido comandada por apenas três nomes: além do próprio Queiroz, o atual candidato a vereador Tony Gel (DEM) e o atual vice-governador de Pernambuco, João Lyra Neto (PDT) completam o trio.

Para Queiroz, a questão é simples e trata-se da vontade dos eleitores. “Quando o povo se manifesta e quer que continue, não se discute. O povo é sábio. Quando não quer, reprova [nas urnas]”, acredita. No pleito de 2004, Tony Gel venceu a disputa com 65.863 votos, contra os 65.090 de João Lyra Neto. Uma diferença de apenas 773 votos. Em abril, Gel abriu mão da prefeitura para se candidatar à Câmara Municipal. Hoje, Tony Gel apóia a ex-secretária de Educação de Caruaru, Ivânia Porto (DEM). O terceiro candidato, Rivaldo Soares (PPS), teve o registro indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e está fora da disputa.

É a primeira vez que uma mulher disputa a prefeitura em Caruaru. “É um diferencial, mas não creio que seja tão crucial”, diz Ivânia. Ao considerar as eleições sempre acirradas, a democrata acredita que os caruaruenses votam no perfil de um candidato, não nos apoios recebidos. Uma alusão clara à campanha de Queiroz, cujo apoio vem dos governos estadual e federal.

A estrutura superior e o volume de recursos da campanha de Queiroz, visivelmente superiores, são reconhecidas até mesmo pela equipe de Ivânia. Coordenador de campanha da democrata, Tony Gel admite a disparidade ao mesmo tempo em que lembra faltar 30 dias para o pleito. “Ela não é tão conhecida, mas por onde passa é sempre muito bem recepcionada, vamos ver se o eleitorado entende isso”, arrisca. “É preciso renovar”, completa Gel, cujas pesquisas revelam vitória quase certa para vereador. Ivânia, ainda inexperiente em eleições, foi uma surpresa administrativa nas duas gestões (2000-2007) de Tony Gel, tanto na Educação quanto na pastade Ação Social.

José Queiroz classifica a disputa contra Ivânia como a “última partida de Copa do Mundo”, referindo-se à seriedade com a qual sua campanha tem sido conduzida. Na última sexta, Queiroz e outros candidatos da base aliada em Pernambuco participaram de gravações para o guia, na casa do governador Eduardo Campos, com a ajuda do presidente Lula em visita ao Recife. O vice de Queiroz, Jorge Gomes, é o ex-secretário de Saúde do estado – pasta assumida pelo vice-governador João Lyra Neto, acumulando os dois cargos.