Microsoft prepara jogos exclusivos para Windows Vista

Não falta tanto tempo assim para Windows Vista chegar. Uma das estratégias da Microsoft para forçar a migração é lançar versões sensacionais de jogos que só rodam nesta nova versão do Windows.

Paulo Rebêlo / Webinsider / Folha de Pernambuco

Daqui a seis meses, o Windows Vista começa a ser entregue pela Microsoft para empresas e profissionais de tecnologia. Nas prateleiras das lojas, porém, chega somente no início do próximo ano, sendo a principal atualização de sistema operacional desde 2001, época do lançamento do Windows XP. Se você acha que parece muito tempo, é bom ficar atento.

Por apostar todas as fichas no produto, a Microsoft deve desenvolver − e incentivar − jogos exclusivos para a plataforma Vista, deixando para trás os milhões de usuários com Windows 2000 e XP. Seria uma estratégia simples de mercado não fosse um pequeno detalhe: mesmo daqui a seis ou nove meses, pouquíssimas pessoas terão condições de arcar com os custos de um computador digno de manter boa performance sob o novo Windows.

Não é de hoje que a Microsoft adota a estratégia de vetar o uso de softwares específicos em versões anteriores do Windows. Em geral, o argumento é de que as novidades técnicas não possuem suporte nativo em sistemas operacionais antigos, como foi o caso do Office XP (2001) que não funciona em Windows 95/98/Me − a plataforma dominante nos computadores corporativos e domésticos da época.

Hoje, já existe uma série de jogos que só funcionam em Windows 2000 e XP, devido às inferioridades técnicas (gerenciamento de memória e bibliotecas gráficas, principalmente) do Windows 95/98. No entanto, não são a maioria. Ao mesmo tempo, somente uma meia dúzia de jogos funcionam exclusivamente no XP, quase sempre com a grife Microsoft, como é o caso de Dungeon Siege 2 e Fable.

As diferenças de agora são duas: primeiro, nunca houve uma migração de sistema operacional tão drástica quanto a que deverá ocorrer daqui a poucos meses com o Vista, quando os usuários irão precisar de 1 Gb de RAM para manter uma velocidade aceitável no sistema operacional. E segundo, é que a empresa está mirando os usuários fanáticos por games, aqueles que sempre buscam o visual mais bonito e a melhor jogabilidade, com títulos famosos como Halo 2 e um novo Flight Simulator.

Versões antigas vão ficar obsoletas

Ciente de que considerável parcela de usuários e empresas pode não ver tantas vantagens assim para atualizar o computador por causa do Windows Vista, a Microsoft busca suporte em jogos de última geração, com visual cada vez mais cinematográfico, mas sem dar tiro no escuro. A finalidade é apresentar edições turbinadas ou remodeladas de jogos com sucesso provado pelo mercado e aprovado pelos fãs.

É caso de Halo, um dos melhores jogos de tiro lançados pela empresa, inicialmente para Xbox e depois para o PC. Só que Halo 2 foi lançado exclusivamente para o Xbox, sem edição para computador. Na época, houve uma grande algazarra nos Estados Unidos porque muita gente dizia, abertamente, que pretendia comprar o console de videogame somente para jogar Halo 2. Hoje, a Microsoft garante oficialmente que o game chega apenas para o Windows Vista, incompatível com versões antigas. Outra aposta é um Flight Simulator turbinado, a décima versão.

A grande sacada do Vista é o DirectX 10, a biblioteca gráfica do Windows que é utilizada por quase a totalidade dos jogos disponíveis no mercado. A cada nova versão, o usuário é recomendado a fazer o download e instalar no Windows atual. Com o Vista, o DirectX 10 será exclusivo do sistema operacional, deixando o XP e o Windows 2000 de fora. Com isso, os jogos lançados para rodar sob o DirectX 10 serão incompatíveis em Windows antigos.

Halo para PC foi pouco divulgado

Sucesso de vendas, Halo: Combat Evolved foi lançado para Xbox em 2001, mas chegou ao PC em versão adaptada somente em 2003. Mesmo depois de anos, continuou sendo vendido em boa escala para o console, fazendo com que muita gente comprasse um Xbox apenas por causa da continuação. Mesmo não sendo novidade, quem ainda não conhece Halo pode encontrá-lo em lojas de informática ou sites de comércio eletrônico, a um preço médio de R$ 49,90 na versão PC.

Para os fãs de jogos de tiro em primeira pessoa, Halo é diversão garantida. Com apenas um CD de jogo, os gráficos impressionam pela qualidade das cores e, sobretudo, pela jogabilidade que lembra bastante os fliperamas de antigamente. Não à toa, Halo é bem parecido − no enredo e nos cenários − com Unreal, de 1998. Em comum, também estão os vários prêmios de “jogo do ano” conquistados por revistas de games e sites especializados.

Você comanda o personagem Master Chief em uma batalha no espaço, visitando planetas e conhecendo (leia-se: matando) seres estranhos com uma gama de armas a laser e outras nem tão avançadas assim. Ocorre que Master Chief é um humano-ciborgue, uma espécie de super soldado. Para os amantes de ficção científica, boa parte da trama de Halo é baseada nos livros de Larry Niven, principalmente “Ringworlds”, ao tentar descrever para o jogador o que é, de verdade, Halo.