Dez anos de Duke Nukem Forever

Folha de Pernambuco

Daqui a apenas um mês, a saga de Duke Nukem completa dez anos. Quem usa computador há mais tempo deve lembrar quando, em 1996, muita gente se viciou naquele jogo de tiro que zombava de alienígenas, mulheres e bebidas. Duke Nukem 3D não foi precursor de um estilo, sequer tornou-se um clássico como Quake ou Doom, mas marcou época por ter sido um dos jogos mais divertidos até hoje.

Naquele mesmo ano, a produtora 3D Realms deu início a uma saga: o lançamento da próxima versão, antecipadamente batizada de Duke Nukem Forever. Os anos se passaram e, até hoje, os fãs espalhados na internet esperam. Outros títulos de Duke Nukem foram lançados para videogames e até para telefone celular, mas nada de novidade para PC. A desenvolvedora do game prometeu para 1999. Adiou para 2000 e, em seguida, jurou que sairia em 2001. Depois, prometeu que Forever chegaria às lojas antes de Doom 3. E nada.

As últimas promessas dos próprios programadores foram notícias na web: dezembro deste ano, para o Natal. A Amazon, a maior loja de comércio eletrônico do mundo, começou a vender antecipadamente Duke Nukem Forever, mesmo sem ter recebido o produto. Na última semana, a Amazon mudou a data, dizendo que o jogo só chega em abril de 2006. A 3D Realms, em nota oficial, não garante.