Bastidores sobre a abertura de mentorias técnicas

Depois de um longo período de testes e experimentações, abrimos oficialmente nosso programa de mentorias híbridas.

É um projeto essencialmente direcionado a qualificações específicas e mais avançadas em gestão, tecnologia aplicada, comunicação convergente e inteligência corporativa. De forma remota e presencial, individualmente ou em duplas.

A mentoria é um caminho eficaz que encontramos para oferecer consultorias técnicas e qualificações avançadas, mantendo a filosofia de trabalho que a gente acredita desde sempre, baseada em transparência e objetividade.

O foco da mentoria é a otimização de fluxos de produção e a devida qualificação de processos dentro de um negócio, projeto ou empreendimento. Pela própria natureza, é essencialmente voltada a tomadores de decisão e agentes de transformação, sejam eles empreendedores, gestores, coordenadores ou produtores.

O resultado esperado é transformar um fluxo de ações de forma independente, proativa e sem amarras contratuais com serviços desatualizados ou ações de qualidades duvidosas.

A lista inicial das mentorias já está online e agora, nesta irregular newsletter que você está lendo, conto um pouco dos bastidores dessa novidade.

Apesar de todo avanço no trabalho a distância e nas ferramentas de produtividade remota, forçado em grande parte pela pandemia de Covid-19, aqui na Paradox Zero ainda temos uma enorme dificuldade em atingir a qualidade desejada nas consultorias realizadas fora das nossas três principais cidades de atuação: Recife, Brasília e São Paulo.

Diferentemente dos serviços tradicionais da agência, geralmente envolvendo produção e gestão, nossas consultorias e treinamentos sempre exigiram o presencial e também um acompanhamento próximo e recorrente.

Durante a pandemia de Covid-19, contudo, optamos conscientemente por não oferecer cursos e oficinas remotas. E nem treinamentos online para as empresas. Ué, parece um grande paradoxo, não é mesmo? Sem o perdão do trocadilho.

A razão sempre foi bem simples, embora sempre questionada até mesmo internamente.

É que não conseguimos, e ainda não sabemos se um dia vamos conseguir, replicar no formato remoto a mesma metodologia que adotamos (e acreditamos) desde 2003. É uma falha nossa, completamente nossa. E seguimos falhando, porque agora em 2023 são 20 anos em que estamos qualificando profissionais em cursos de alta capacitação técnica envolvendo tecnologia, gestão e governança.

Nestes últimos vinte anos, aprendemos muito com o feedback dos gestores e clientes. A cada ano, fomos aperfeiçoando essa metodologia para multiplicar ainda mais conhecimento, com resultados bem imediatos e transparentes. Sempre foi nossa marca registrada e que sempre exigiu foco e atenção, além de grupos reduzidos com pessoas de nível alto de interesse em solucionar problemas ou otimizar processos.

De qualquer outro jeito, nunca funcionou muito bem.

Seguimos tentando achar uma chave, mas a verdade é que ainda não sabemos como fazer funcionar esse mesmo método de forma remota, sem incorrer na massificação ou “gradualização” de qualidade, a exemplo de tantas ofertas remotas de cursos milagrosos e qualificações de baixo custo.

A mentoria híbrida é uma pequena e honesta tentativa de reverter essa dificuldade, ao menos dentro do nosso escopo de atuação. Também é a concretização, embora tardia, de uma demanda bem antiga e reincidente de pequenas empresas e empreendedores individuais que estão sempre em contato conosco.

Nossa mentoria é feita individualmente (ou em dupla, no caso de sócios) e ocorre durante um período inicial de três meses. Os encontros ocorrem de forma remota, com pautas muito bem planejadas, objetivos delimitadossoluções pragmáticas e dentro de realidades orçamentárias.

Porque não importa o investimento, o bem mais precioso que a gente cuida continua sendo o mesmo: o tempo. Seu e meu.

Em algumas cidades, as mentorias seguem com reuniões de produção e avaliação de modo presencial.

Algumas das mentorias oferecidas inicialmente, a partir de hoje, englobam os seguintes temas-chave:

  • Qualificação de atendimento via SAC 2.0 e CRM Social.
  • Ações de credibilidade corporativa e autoridade digital.
  • Gestão e promoção de imagem institucional.
  • Gestão de tecnologia e reversão de gargalos técnicos.
  • Gestão e otimização da infraestrutura de TI.
  • Gestão e produção de conteúdo com objetivos de indexação, SEO avançado e otimização para buscas.
  • Gestão de redes sociais para metas esperadas e objetivos definidos.
  • Segmentação e identificação de lides para publicidade, marketing e vendas.
  • Identificação de oportunidades setoriais (ex.: terceiro setor, educação, gastronomia, comunicação).

Aos poucos, vamos atualizando a lista e adicionando mais conteúdo na página oficial das mentorias.

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *