Os prefeitos mais populares nas redes sociais – Ed. Jan. 2020

Newsletter Paradox Zero | 20.janeiro.2020


Nosso mais recente ranking sobre a popularidade dos prefeitos de capitais brasileiras, nas redes sociais, mostra uma realidade que você provavelmente cresceu ouvindo falar, seus pais cresceram ouvindo a mesma coisa, os pais dos seus pais também e sabe-se lá desde quando a política brasileira segue o velho clichê de que político só aparece quando é época de eleição.

Agora que 2019 passou, eis que 2020 é finalmente ano de eleição. O novo levantamento mostra que poucos prefeitos das 26 capitais tiveram atenção ao diálogo com eleitores nas redes sociais nos últimos 12 meses. Mais previsível, impossível.

O caso de Crivella, no Rio de Janeiro, é quase cômico. Era líder disparado nas redes sociais entre prefeitos, até sua equipe resolver criar novos canais oficiais, do zero, caindo para as últimas posições no Facebook e lá mesmo ficar. No ranking anterior, a trapalhada estava bem no início.

No Twitter, a situação é curiosa. O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PHS), segue isolado no topo do ranking com mais de 1,2 milhão de seguidores. Depois vem ACM Neto (DEM) em Salvador com 420 mil; Crivella no Rio com 202 mil) e a partir daí o número passa a ser muito baixo e pouquíssimos usam, deixando os usuários a ver navios.

No ranking geral, as primeiras colocações no Facebook são: Teresa Surita (MDB/RR), com 1,3 milhão de curtidores; Roberto Cláudio (PDT/CE) com 575 mil; ACM Neto (DEM/BA) com 489 mil. No Instagram, ACM Neto é líder com 493 mil seguidores, com Marcelo Crivella (PRB/RJ) em segundo, com 255 mil; Teresa Surita (MDB/RR) com 121 mil.

Até outubro, vamos seguir com mais regularidade na publicação dos infográficos gratuitos do nosso ParlaFacebook.

São os números públicos de cada página oficial, tabulados e verificados durante anos de acompanhamento, medindo com precisão a variação de crescimento. Dados mais estratégicos como análise de discurso, engajamento e qualificação de conteúdo ficam restritos a clientes ou sob demanda.

Para quem está em Pernambuco, a equipe da agência preparou um brinde: pela primeira vez, um recorte com 25 prefeitos de cidades pernambucanas.

Grande abraço e até a próxima.

Rebêlo.

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *