Workshop de banco de dados para jornalistas

Pelo terceiro ano consecutivo, vou dar uma palestra sobre o uso de banco de dados para reportagens e coberturas. Será durante o 5º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji. Com duração de três horas, o workshop será na quinta-feira (29 de julho) às 14h na Universidade Anhembi Morumbi – Unidade Vila Olímpia, em São Paulo/SP. Informações sobre inscrição e outras palestras do evento, confira o site oficial do Congresso.

Para entender melhor do que se trata o workshop e quais os temas abordados, veja a seguir um resumo do conteúdo do programa:

Objetivo:

Entenda e aprenda a usar diferentes bancos de dados para gerenciar o excesso de informação vinda da internet, organizar conteúdo próprio ou de terceiros, aprimorar sua cobertura nas eleições ou em eventos importantes, além de melhorar sua apuração para reportagens e produção de matérias.

Conteúdo:

Melhore a precisão do conteúdo que você produz e apresenta a seus clientes e leitores. Oficina originalmente direcionada a veículos de comunicação e a faculdades de jornalismo.

  • Como funciona um banco de dados para jornalistas?
  • Por que criar banco de dados para uso profissional?
  • Exemplos práticos de uso público e privado
  • Aplicações práticas para uso diário na redação e na empresa
  • Transformando informação truncada em dados organizados
  • Como criar seu banco de dados e adaptá-lo para necessidades diversas
  • Os diferentes formatos de arquivamento e suas atribuições

Confira aqui a programação completa do 5º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo ou o hotsite do workshop de banco de dados para jornalistas. Dúvidas, pode enviar um e-mail.

Para conhecer outros cursos e workshops para empresas, confira este hotsite no Webinsider.