Confusões em família geram boas risadas

Reese Whiterspoon, cada vez mais afetada por dietas, e Vince Vaughn, o típico macho americano, dividem a cena na comédia Surpresas do amor

Paulo Rebêlo
Diario de Pernambuco

25.janeiro.2009

Se boas risadas é o mínimo a se esperar de uma comédia, então Surpresas do amor (Four Christmases, EUA, 2008) é diversão garantida, ao menos durante a primeira metade dos 88 minutos de projeção. Não chega a ser taxado de comédia romântica, talvez nem possa ser enquadrado como filme de Natal (apesar do título original), mas não deixa de ser uma aposta de lucro certo a idéia de fazer rir para, em seguida, “empurrar” uma mensagem bonita.

Casal entra em saia justa mas não perde o rebolado durante a noite de Natal. Foto: New Line Cinema/Divulgação

No caso de Surpresas do amor, a mensagem é clara desde o início. Quando os protagonistas dizem que é impossível pensar em família sem pensar em mentiras, o cinema inteiro já entende que, no final, todo mundo será forçado a concordar que casar, ter filhos e formar família é a solução de todos os problemas da humanidade. E as cenas mais engraçadas vão se resumir às passagens mostradas no trailer do filme, visto há algumas semanas nas salas do Recife.

Vince Vaughn e Reese Whiterspoon interpretam um casal bem-resolvido que sempre viaja durante as festas natalinas. Com os vôos cancelados por causa do clima, agora vão precisar visitar as respectivas famílias. O problema é que os pais de ambos são divorciados e se casaram de novo, resultando em quatro visitas bem inusitadas. De confusão em confusão, os dois vão aprendendo o significado de viver – e sobretudo conviver – em família.

Vince Vaughn repete o papel de “típico macho americano” de vários filmes anteriores, no limiar entre o engraçado e o forçado, mas surpresa mesmo é Reese Whiterspoon cada vez mais afetada por dietas e remendas faciais que parecem lhe tirar a expressão. Nos Estados Unidos, Surpresas do amor liderou as bilheterias na última semana de dezembro, concorrendo com Bolt, Crepúsculo, 007 Quantum of Solace e Austrália – este último, também estreando neste final de semana por aqui.