Cinema // Muitos dos melhores do ano nem estrearam por aqui

Retrospectiva 2008 // Filmes “esquecidos” pelas distribuidoras só chegam ao Recife em 2009

Paulo Rebêlo
Diario de Pernambuco
30.dezembro.2008

Preferências à parte, qualquer lista dos melhores filmes de 2008 será incompleta. Enquanto uma parte das melhores produções sequer tiveram estréia no Brasil, parcela ainda maior não chegou às salas de cinema no Recife. A partir de 2009, contudo, o público recifense poderá conferir ao menos um pouco dos ótimos filmes “esquecidos” pelas distribuidoras nacionais, nem que seja em DVD.

Na falta de referências – ou de confiança das críticas especializadas – uma boa dica é conferir a famosa lista dos 250 melhores filmes do Internet Movie Database (IMDB.com) e outras do gênero pela internet, como o Rotten Tomatoes, o Awards Insider (do jornal Los Angeles Times) e o Boston Society of Film Critics. Embora recheado de controvérsias, o IMDB reflete um pouco o gosto comum (e não dos críticos) por ser fruto de votação direta dos usuários e cumulativa. E no Top250 estão apenas sete filmes de 2008. Dos sete, cinco ainda não chegaram por aqui.

Os melhores de 2008na opinião dos internautas são Batman – O cavaleiro das trevas, Wall-E, The Wrestler, Slumdog Millionaire, Milk, In Bruges e Låt den rätte komma in (Let the Right One In). Este último é uma produção da Suécia e apenas os dois primeiros puderam ser vistos no Brasil.

A lista é ainda maior, com dezenas de excelentes filmes já lançados e cujos DVDs podem até ser comprados online no exterior. A começar pelos dois novos de Clint Eastwood – Gran Torino e A Troca (Changeling), previstos nacionalmente apenas para 2009, enquanto na internet até o DVD já circula livremente. Em Gran Torino, Clint não apenas dirige, como é o protagonista no papel de um veterano da Guerra da Coréia. É forte candidato ao Oscar de melhor filme e melhor ator. A Troca também pode render um Oscar de melhor atriz para Angelina Jolie.

Outros dos melhores de 2008 e não lançados comercialmente no Brasil incluem o italiano Gomorra, o qual deve ser exibido no início de janeiro na Fundaj. É um retrato cru sobre o terror da máfia napolitana, baseado emlivro de Roberto Saviano. O teor é tão forte e real que o autor foi forçado a se exilar, fugindo da própria máfia. Gomorra já faturou oito prêmios internacionais e em 2009 pode faturar o Globo de Ouro por melhor filme estrangeiro.

Em dezembro, vários filmes se tornaram fortes concorrentes a Oscar e a queridinhos do público brasileiro a partir do próximo ano. Os principais são Revolutionary Road (Kate Winslet e Leonardo di Caprio) e Slumdog Millionaire, dirigido por Danny Boyle, com 17 prêmios e 13 nomeações. Tem sido recebido como o melhor filme deste ano.

Entre os lançamentos de sucesso, em 2008 tivemos os badalados Sangue negro, Juno, Senhores do crime, Onde os fracos não têm vez, 007 – Quantum of Solace, O nevoeiro, Transformers… além de títulos mais “cult” como Paranoid Park, Não estou lá, Luz silenciosa, Violência gratuita, Antes que o diabo saiba que você está morto e Ensaio sobre a Cegueira, adaptação do livro de José Saramago.

Remakes e continuações à vista

Quem não gostou da safra de refilmagens desnecessárias durante 2008, terá muito a reclamar em 2009. Logo em fevereiro, chega mais um A pantera cor-de-rosa e a refilmagem do primeiro Sexta-feira 13 (1980). A saga de continuações continua com Uma noite no museu 2, o quarto filme da série Velozes e furiosos, o terceiro da franquia Underworld (Anjos da Noite) e o segundo Transformers. Há, contudo, continuações de relativo peso, como é o caso de S. Darko, sequência do cult Donnie Darko (2001). E também do novo Harry Potter, Era do gelo, de Wolverine e o quarto Exterminador do futuro, desta vez com o “batman” Christian Bale à frente. E ainda Inglorious bastards, de Quentin Tarantino, e Alice in Wonderland, de Tim Burton.

Entre os maiores destaques para 2009 teremos, sem dúvida, os remakes. Robert Rodriguez vai dirigir Red sonja (1985), clássico de Sessão da Tarde da saga de Schwarzenegger no papel de Conan. No Brasil o filme ganhou o título de Conan 2 – O Destruidor, como se fosse sequência do original Conan, o Bárbaro.

Criatura do Lago Negro, clássico de 1954 sobre um humanóide-anfíbio nas florestas da América do Sul, terá Bill Paxton como protagonista. Planeta 51, outra ficção dos anos 50, também ganha refilmagem em 2009. No quesito ação e quadrinhos, The Spirit é um dos mais esperados, com lançamento previsto para janeiro (nos EUA) e elenco de peso: Samuel L. Jackson, Scarlett Johansson e Eva Mendes; além de G.I. Joe (o bom e velho Comandos em Ação) para agosto.

Os Pássaros de Hitchcock tem seu remake garantido para o próximo ano, com Naomi Watts (de O Chamado) no papel que foi de Tippi Hedren no original de 1963. Dorian Gray, a fábula de Oscar Wilde, chega às telas com Colin Firth e Emilia Fox. E o “homem-de-ferro” Robert Downey Jr. interpreta o novo Sherlock Holmes em uma espécie de releitura do detetive, desta vez pelas mãos de Guy Ritchie. (Paulo Rebêlo)

Saiba mais

As maiores bilheterias no Brasil em 2008

1 – Batman- O cavaleiro das trevas
2 – Kung Fu panda
3 – Homem de ferro
4 – Indiana Jones no Reino
da Caveira de Cristal
5 – Hancock
6 – Madagascar 2
7 – Eu sou a lenda
8 – Meu nome não é Johnny
9 – A múmia – A tumba do imperador dragão
10 – 007 – Quantum of solace
* fonte: SDRJ / Filme B

Os melhores de 2008 (votação na internet)

Rotten Tomatoes
Sea Monsters: A Prehistoric
Adventure
The Wrestler
Let the Right One In
Happy-Go-Lucky
Batman – Cavaleiro das Trevas
Slumdog Millionaire
Milk
Deep Sea (IMAX)
I’ve Loved You So Long
Christmas Tale (Um conto de Natal)

IMDB
Batman – Cavaleiro das Trevas
Wall-E
The Wrestler *
Slumdog Millionaire *
Milk *
In Bruges *
Let the Right One In *

* Ainda sem exibição no Recife