Vereadores na berlinda

Paulo Rebêlo
Diario de Pernambuco – 16.agosto.2006

Pelo menos 12% dos atuais 661 vereadores-candidatos, no Brasil, respondem a processos na Justiça, tiveram contas de campanha rejeitadas em eleições passadas ou foram punidos por Tribunais de Contas de seus respectivos estados. São 78 parlamentares na berlinda, mas o número deve ser maior, segundo a ONG Transparência Brasil.

Em Pernambuco, somente um vereador faz parte da lista. Henrique Leite (PT), líder do governo na Câmara, responde pelo processo 5794/2001 no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) por conta da prestação de contas de campanha eleitoral. Na última decisão disponível na internet, consta que a rejeição das contas está mantida. O coordenador da Transparência, Fabiano Angélico, enfatiza que o número pode estar subestimado por conta da fragilidade dos sistemas online da própria Justiça em vários estados brasileiros.

O vereador Fred Oliveira (PMN) também responde judicialmente, mas não foi incluso na lista da ONG por não ser mais candidatonas eleições municipais deste ano. No Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), o processo 83.00.000857-0/2004 trata de apropriação indébita previdenciária. Confira a lista completa em www.excelencias.org.br.