Fórum // Políticos e empresários debatem educação

Paulo Rebêlo
Diario de Pernambuco – 19.abril.2008

Comandatuba (BA) – Significativos representantes da política e da economia brasileira começam a discutir, na paradisíaca ilha baiana de Comandatuba, novos rumos para a educação pública no Brasil. São empresários, ministros, governadores, deputados e senadores reunidos na sétima edição do chamado Fórum Empresarial, organizado pelo Lide (Grupo de Líderes Empresariais), de hoje até segunda-feira. O presidente do Lide, João Dória Jr., calcula que nada menos do que 42% do PIB (Produto Interno Brasileiro) estara reunido para o evento, cuja expectativa atual é de reunir 700 pessoas.

Não à toa, presidentes ou representantes das principais multinacionais do país estão presentes no fórum, a pretexto de debater com os políticos as formas de melhorar o sistema educacional e outros temas de interesse da sociedade brasileira. O gigantesco e luxuoso resort, em uma ilha afastada de todos, talvez seja apenas um detalhe. Provavelmente outros temas de interesse nacional deverão entrar nas discussões aproveitando as presenças de ministros, governadores e parlamentares.

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, confirmou presença nos seminários do fórum. Os ministros José Múcio, Dilma Roussef, Orlando Silva e Fernando Haddad também são esperados, além dos governadores Cássio Cunha Lima (Paraíba), Jaques Wagner (Bahia), Marcelo Deda (Sergipe) e pelo menos outros seis governadores, vários senadores e deputados, somados ao presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia, e o presidente do Congresso Nacional, Garibaldi Alves.

No setor privado, presidentes de empresas como Brasil Telecom, Accenture, Claro, RBS, TIM, Odontoprev, Gerdau e de instituições como a Confederação Nacional da Indústria (CNI), entre outras, também fazem parte do quadro de personalidades presentes na ilha.

Para a abertura do fórum, a presidente do Instituto Ayrton Senna, Viviane Senna, faz um balanço das atividades do grupo Empresários pelo Desenvolvimento Humano (EDH), o “braço social do Lide e iniciativa educacional que já investiu mais de R$ 20 milhões de reais em cinco anos, em projetos educacionais públicos”, segundo consta nos folders informativos do evento. Ao final, haverá um prêmio nas categorias Educação, Sustentabilidade, Responsabilidade Social e Governança Corporativa.

(O repórter viajou a convite do Fórum Empresarial)