Melhore a performance do seu Windows Vista

Paulo Rebêlo
UOL Tecnologia – agosto.2007
link original com imagens e passo-a-passo

Depois da tempestade vem a bonança. Mas quando se trata do Windows Vista parece que nem sempre é assim. A contar pelos e-mails de leitores e repercussão em fóruns técnicos na Internet, os problemas de compatibilidade e velocidade, meses após o lançamento oficial do Vista, ainda são rotineiros. Boa parte das reclamações recai sobre a performance inferior ao Windows XP, principalmente em jogos.

Para reverter o problema, ou pelo menos amenizá-lo, uma solução ao alcance do usuário médio é reinstalar uma versão modificada do Vista. Em seguida pode-se desabilitar uma série de serviços internos do Windows que, de acordo com o seu perfil de uso, podem não servir para nada além de consumir memória. Mês passado você aprendeu a personalizar a instalação do XP para uso em computadores antigos com o nLite. Agora poderá fazer o mesmo com o Vista a partir de um software chamado vLite.

Antes de prosseguir, vale lembrar que o software gratuito vLite não tem nenhum vínculo com a Microsoft, ou seja, não há garantias. Em todos os testes realizados, porém, não encontramos nenhum problema, mesmo quando todas as opções de “remover” são selecionadas, deixando o Vista quase tão enxuto quanto o Windows XP.

Para usar o vLite é preciso formatar seu disco rígido e instalar o sistema operacional do zero. Então, faça um backup dos seus documentos importantes em CD/DVD para recuperar depois.

O vLite pode lhe economizar até 300 MB de memória RAM após a instalação, mas não faz milagre. A diferença de velocidade é percebida em computadores com no mínimo 1 GB de RAM, mas abaixo disso continua quase impraticável usar o novo Windows. Indicações de técnicos e de usuários acostumados com o Vista revelam que para uma performance aceitável é melhor partir para 2 GB de RAM.

Você pode desabilitar o que não é utilizado

Não é difícil reconhecer que serviços você pode desabilitar, basta ler a descrição de cada um do lado esquerdo da tela. Por exemplo, se você não usa conexões wireless (sem fio), desabilite o serviço de configuração automática para wireless. Se você não tem scanner ou câmera digital, não há motivo para manter o serviço de aquisição de imagem.

Caso você não utilize o visual Aero do Windows e prefira o ambiente clássico, uma dica para economizar bastante memória é desabilitar o serviço de gerenciador de janelas no desktop (DWM, ou Desktop Windows Manager), pois ele atua apenas sobre o visual Aero. E para economizar ainda mais RAM com o ambiente clássico (sem Aero), é possível desabilitar ainda o Application Experience e o Windows Themes.

Quem usa um programa externo de firewall, e não o firewall embutido do Vista, pode desabilitar o serviço de firewall e também o Base Filtering Engine logo no início. O KtmRm também pode ser desabilitado, caso você não utilize o computador em uma rede que use esse tipo de recurso. O serviço Servidor (Server) também pode ser facilmente desabilitado se você não compartilha arquivos ou impressoras numa rede interna (nada a ver com programas P2P).

Quem está fora de redes internas também deve desativar o TCP/IP NetBios Helper, Terminal Services, Webclient e WinHTTP WebProxy Auto-Discovery Service.

Sobre os outros serviços, uma boa dica é deixar no modo manual aqueles que você imagina não utilizar. Só lembre-se de não mexer nos serviços essenciais de segurança. Reinicie o computador e veja se tudo continua funcionando bem.

Microsoft já lançou correções críticas para o Vista

Desde o lançamento do Vista, a Microsoft já liberou dezenas de atualizações para o sistema operacional. Boa parte na categoria de “críticas”, relacionadas a furos de segurança e problemas de compatibilidade com hardware. Tantas correções em tão pouco tempo geraram uma versão de testes, ainda não oficial, do primeiro Service Pack para o Vista.
O pacote circula pela internet em sites de “torrents” e não tem garantias da Microsoft. Por ainda ser uma versão pré-beta, sequer pode ser considerado oficialmente de testes. É bom ter cuidado ao encontrar o pacote na rede, pois a instalação nem sempre ocorre sem problemas.

No entanto, além das atualizações críticas de segurança encontradas no Windows Update ou no site oficial da Microsoft , há duas correções liberadas em agosto, oficiais e de suma importância. Os “hotfixes” KB938194 e KB938979 são úteis para todos os usuários. Ambos corrigem defeitos graves do Vista no quesito performance e compatibilidade. Em todos os casos pesquisados na Internet, há unanimidade de que o sistema operacional fica mais ágil e as operações em disco, mais rápidas.