Caruaru // Protesto contra vereador gazeteiro

Paulo Rebêlo
Diario de Pernambuco – 07.dez.2007

Caruaru – Mais um protesto chamou a atenção de transeuntes no final da tarde de ontem, quando militantes das juventudes do PT, PCdoB, PDT, além de integrantes da União Nacional dos Estudantes (UNE), do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) e do Sindicato das Costureiras se reuniram em frente à Câmara dos Vereadores para pedir pelo fim da corrupção e por um novo sistema político. O protesto começou por volta de 15h30 e, inicialmente previsto para seguir em passeata até a Igreja Matriz, os organizadores resolveram continuar em frente à Câmara no aguardo de uma maior adesão. Poucas pessoas participaram. O baixo número foi relevado por uma das organizadoras do movimento, a militante do PT Louise Caroline. “Caruaru não tem tradição de mobilizações sociais, não tem movimentos organizados, não tem tradição, tudo isso é raro na cidade, ainda hoje. Há uma semana temos conseguido manter os protestos que, apesar de pequenos, têm um significado muito importante”, acredita.


Segurando faixas com os dizeres “povo de Caruaru está de luto político” e pedindo pela renúncia do presidente da Câmara Municipal, o vereador Manoel Teixeira (PSDC), os militantes entoavam gritos de ordem e garantiam que o protesto não era apenas contra o vereador, mas contra todo o atual sistema político. Neguinho Teixeira, como é mais conhecido, responde a um processo na comissão de ética da Casa em função de uma polêmica viagem à Argentina, onde foi participar de um congresso internacional que não aconteceu.

O evento organizado pelo Instituto Brasileiro de Apoio aos Municípios (Ibram) e teve repercussão em todo o país ao ser veiculado no Jornal Nacional, quando Neguinho Teixeira e outros vereadores foram flagrados fazendo turismo em Buenos Aires nos mesmos horários do congresso. Ao voltar da Argentina, na semana passada, ele disse que foi pego de surpresa com o cancelamento do evento e garantiu que já devolveu aos cofres públicos o valor referente às cinco diárias que recebeu (R$ 2.415,00).