Microsoft aposenta o Outlook Express

Paulo Rebêlo
Folha de Pernambuco – 15.março.2006

Quem diria, o Outlook Express pode estar próximo do fim. O anúncio pegou todos de surpresa, mas chega no momento em que a Microsoft começa a investir em peso na finalização do Windows Vista (sucessor do XP) e, conseqüentemente, na apresentação de um novo gerenciador de e-mail integrado com as novas idéias da empresa para a web.

Por enquanto chamado de Windows Mail, o produto está em fase de testes e, ainda este mês, os usuários poderão conferir uma prévia da versão online pelo site http://ideas.live.com O cronograma de lançamento inclui a chegada simultânea de Internet Explorer 7, Windows Vista e Windows Mail.

Nos bastidores, porém, espera-se que o gerenciador de e-mail fique pronto antes e seja liberado para download. A idéia é que os usuários usem o Windows Mail no computador e a versão online dele – Windows Live Mail Desktop – em viagens ou ambientes menos seguros, como o PC do trabalho ou em cibercafés.

De acordo com um dos programadores da novidade, Lei Fong, ao descrever o Windows Mail no blog oficial de desenvolvimento, o programa vai seguir o conceito de segurança máxima do IE7 e incrementar as ferramentas contra spam, vírus e outras ameaças, além de ter um sistema de busca interno mais poderoso.

Recursos extras para câmeras digitais, pen drives, mp3 players e outros acessórios também são planejados. Fong acrescenta ainda que gerenciamento de notícias RSS e “alguma coisa” voltada à manutenção de blogs estão garantidos.