Desenvolvimento de games para as massas

Com o recente anúncio da Microsoft de oferecer, gratuitamente, uma versão reduzida do XNA Game Studio, muita gente começa a se mexer de ansiedade na cadeira. De acordo com a empresa, a ferramenta poderá ser baixada a partir desta semana e vai servir para desenvolver seu próprio game – sem recursos de última geração – para rodar no PC e na plataforma online do Xbox, o console de jogos da Microsoft. Serão jogos mais simples, cujo fator diversão dependerá mais da criatividade do autor do que da tecnologia propriamente dita.

Paulo Rebêlo / Folha de Pernambuco / Webinsider

Nos anos 80 e durante a primeira metade da década seguinte, o sonho de todo guri fanático por fliperama era de trabalhar em revista de videogames ganhando a vida como “piloto” de testes – como se chamava a profissão na época. Em todo o Brasil, centenas de jovens mandavam cartas, análises e guias completos de estratégia, sonhando por um lugar ao sol em que poderiam passar o dia inteiro jogando as novidades que os outros só iriam conhecer meses depois.

Com o XNA Game Studio Express, esse icônico romantismo de criar seu próprio game sem dificuldades pode voltar à tona. Quem tem boa memória deve lembrar, ainda, do sucesso que os jogos em modo texto (da linha Zork / Zorkzero, por exemplo) faziam no início da popularização do PC, quando gráficos e cores ainda eram ficção científica para o usuário comum.

Um recente levantamento interno da Microsoft indicou que são os jogos online, esses mais simples e sem firulas cinematográficas, os responsáveis por quase metade dos compradores optarem pelo Xbox nos Estados Unidos. Pela internet, é onde você pode baixar e jogar clássicos como Street Fighter, Fantastic, Arkanoid, Donkey Kong, Double Dragon e vários outros que fizeram a cabeça e torraram as moedinhas dos marmanjos de hoje.

Segundo o comunicado da Microsoft, desenvolver os jogos será de graça, mas para realmente tentar se tornar conhecido na profissão, a taxa para “converter” seu game criado no PC para Xbox e hospedar na plataforma online “Live” é de US$ 99 por ano, mas o game pode ser rodado no PC sem custos extras. O XNA Express, como o nome já diz, é a versão “expressa” (light) do conjunto de ferramentas de desenvolvimento utilizado pela própria Microsoft na criação de jogos de última geração.

A aposta é arriscada. Na época de ouro do Playstation 1, por exemplo, a Sony tentou vender um kit de desenvolvimento para a plataforma, sem sucesso. Outras fabricantes, até agora, também não encontraram muito respaldo popular em iniciativas do gênero.