Xbox: controle vai funcionar no PC

Folha de Pernambuco – 02.nov.2005

Adeus aos improvisos. A Microsoft acaba de divulgar o novo controle do Xbox 360, console de última geração que deve chegar ao mercado no próximo mês. O joystick vai funcionar no videogame e no computador, pela entrada USB, adaptando-se ao sistema operacional Windows como se fosse um controlador específico para o PC. O usuário vai precisar apenas fazer o download do driver e instalar.

Não é de hoje que controles de videogame são cobiçados pelos fãs de jogos no PC. Com a demanda, foram surgindo as “adaptações” para tornar o joystick de diferentes plataformas, como Playstation e GameCube, compatíveis com o micro. Nem sempre funciona direito, mas quebra o galho. Agora, com a investida da Microsoft, espera-se que outras fabricantes sigam o mesmo caminho.

Nos Estados Unidos, o novo joystick já está à venda por U$ 40. Ainda não há previsão de lançamento no Brasil, mas o produto pode ser encontrado em sites de comércio eletrônico para importar. Na Europa e na Ásia, o controle deve chegar pelos próximos dias. O driver para instalação está disponível no site do Windows Update ou na biblioteca de hardware da Microsoft.