Teste do Vista já está disponível

Na edição passada, a reportagem da Folha mostrou em primeira mão a cara do sucessor do Windows XP, chamado de Windows Vista, a partir de uma versão de testes. Conforme a Microsoft antecipou, na mesma semana foi liberada a primeira versão beta oficial, também testada e mostrada hoje aos leitores. O susto maior é com o tamanho da instalação. Enquanto a versão anterior tinha quase 1 Gb nos arquivos de instalação, a beta1 vem com um DVD de 2.5 Gb. De acordo com a Microsoft, boa parte do excedente é para alocar os drivers de periféricos lançados recentemente e arquivos de compatibilidade.

Pelas imagens, dá para ver que o visual continua igual à pré-beta. Há um requinte maior em relação ao XP, porém, sem nada de realmente diferente. Uma versão do Internet Explorer 7.0 foi embutida nesta edição, mas já com defasagem: não inclui os recursos de segurança testados no beta específico do IE7, liberado pela empresa para teste em máquinas com Windows 2000 e XP. O Vista também tem funções contra spyware,com o Microsoft Antispyware incluso.

Na performance, o novo Windows não é tão rápido quanto a Microsoft propaga, mas promete. Os programas integrados (da própria empresa) carregam um pouco mais rápido, graças a um gerenciamento de memória cache mais otimizado. Até o beta 2, os desenvolvedores garantem turbinar o recurso de “quick startup”, que é um boot (inicialização do Windows) até 50% mais rápido do que hoje.