PC Conectado – Governo pode ceder às pressões

Paulo Rebêlo [email protected]

O PC Conectado, projeto de computador barato para a população de baixa renda que foi noticiado pela Folha na edição passada, acaba de ser adiado novamente. Inicialmente previsto para março, agora o governo trabalha com o mês de abril para colocar no mercado as primeiras unidades. Duas empresas já mostraram interesse em fabricar computadores para o programa: a Cobra Tecnologia, que é do Banco do Brasil; e Ponto Frio, da Positivo, em parceria com operadoras de telecomunicações.

Informações de bastidores dão conta de que o governo pode ter cedido às pressões da Microsoft em incluir o sistema Windows no PC Conectado, opção contrária à defendida pelo Instituto Nacional de Tecnologia (ITI), que pretende incluir apenas o Linux e softwares de código aberto. Seriam três versões diferentes do PC Conectado: uma com o Linux, mais barata; outra com Linux e Windows XP, a um valor intermediário; e a mais cara, somente com XP.

O diretor do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Sérgio Rosa, não confirma as informações relacionadas à inclusão do Windows. “É prematuro falar em definições sobre plataformas e aplicativos do PC Conectado, todas as informações nessa área são especulações”, classifica. O Serpro, também estatal, é parceiro do ITI na empreitada do computador popular. O presidente substituto do ITI, Sérgio Rosa, explica que “há outras questões envolvidas, como financiamento, conexão, hardware, entre outras, que também possuem análises técnicas detalhadas e estão no processo final de decisão”.

Em relação ao uso de software livre para a população de baixa renda, que ainda não teve acesso à informática, o diretor da Conectiva, Jaques Rosenzvaig, é enfático ao confirmar a maturidade do Linux. “O sistema está pronto para ser usado como desktop. Tem aplicativos e maneiras de acesso diferentes do padrão de mercado, mas nem por isso é mais complicado”, garante. Leia a reportagem completa da Folha (em PDF) entrando no endereço www. folhape.com.br/informatica/pcpopular.pdf