Ebay compra Skype por US$ 2,6 bilhões

As suspeitas não eram infundadas e a bolha das empresas pontocom está voltando. O Ebay, maior site de leilões virtuais, acaba de comprar a companhia responsável pelo Skype, o software mais popular na Internet para ligações telefônicas via IP. Tudo sobre telefonia pela Internet foi abordado na edição de 13 de julho da Folha. Avaliada em US$ 2,6 bilhões, a compra ainda é uma incógnita sobre o futuro do Skype.

Oficialmente, as empresas dizem que a transação permite ao eBay entrar em novos setores de atuação e ao Skype expadir a base de usuários, hoje com 54 milhões de pessoas cadastradas em 225 países, com média de 159 mil novos associados por dia, segundo dados da empresa. Somente no Brasil, são quase quatro milhões de cadastrados, colocando o País na terceira posição de uso, atrás apenas dos EUA e da Polônia.

Curiosidade: o Skype foi criado pelo sueco Niklas Zennstrom e pelo dinamarquês Janus Friis, os mesmos que desenvoleram o Kazaa, que durante anos foi o mais popular programa P2P para troca de arquivos na Rede. Passaram o software adiante em 2002 e começaram com a companhia do Skype.