IE7 só funciona com Windows original

A reportagem da Folha testou a primeira versão beta do Internet Explorer 7.0, próxima versão do navegador da Microsoft. A novidade também está embutida no Windows Vista, a ser lançado apenas no final de 2006. O grande dilema para os usuários brasileiros é que, antes mesmo de instalar, o sistema do IE verifica online se o Windows do usuário é original ou não. Caso não seja, a instalação é interrompida e não prossegue .

Ainda são poucas novidades neste primeiro teste. Há um recurso “anti-phishing”, que serve para evitar ações de hackers em sites seguros, como bancos e lojas de comércio eletrônico, além de evitar que o usuário seja confundido com sites falsos se passando por verdadeiros para roubar senhas. Uma janela de alerta pula na tela do computador caso você esteja em um site com características de phishing. Vários sites do gênero, já conhecidos pela comunidade de tecnologia, também estão previamente bloqueados no IE.

Para administradores de redes, há novas funções de gerenciamento e de compatibilidade, mas nada que mereça muito destaque até o momento. Vários usuários ao redor do mundo reclamaram, porém, que ao instalar o IE7 a barra de ferramentas do Google e do Yahoo deixaram de funcionar. Em nota oficial, a Microsoft desmente o travamento e diz que não tem nada a ver com a história.