Windows XP : Service Pack 1

Paulo Rebêlo

Usuários do Windows XP já podem fazer o download do primeiro pacote de serviços (service pack) através do Windows Update (http://windowsupdate.microsoft.com) ou do site oficial da Microsoft. O pacote vem com todas as atualizações e correções lançadas até agora, nos quesitos segurança, compatibilidade e performance, muitas das quais diretamente relacionadas à internet. O arquivo com o SP completo tem 100 Mb. Uma das principais investidas da Microsoft, a partir desta atualização, é aumentar ainda mais a força-tarefa contra a pirataria.


Os caolhos de plantão que tentam instalar o pacote em versões não-licenciadas do XP, mesmo as chamadas edições “corporate”, estão ficando a ver navios. O programa reconhece a validade do número de registro com o banco de dados interno da Microsoft e se recusa a continuar. É um processo de validação similar ao realizado pelas companhias de cartões de crédito.

A atualização também faz parte de duas novas frentes da empresa. A primeira é voltada ao Trustworthy Computing, tema abordado em edições anteriores do DIARIO, no qual a empresa está revisando o código de todos os programas e adicionando recursos para coibir a prática de cópias não-autorizadas e outras ilegalidades. A segunda iniciativa é o resultado das últimas decisões judiciais nos Estados Unidos. Quem instala o SP pode, por exemplo, desinstalar/esconder alguns dos aplicativos “embutidos” no XP original, como Windows Media Player, Windows Messenger, e Outlook Express.