Windows XP é lançado mundialmente

Paulo Rebêlo | outubro.2001

Sete anos atrás, a Microsoft lançava o Windows 95. Para muitos, a principal notícia aparentou não ser o sistema operacional como um todo, mas sim o orçamento milionário e a campanha de marketing da empresa: US$ 1 milhão em publicidade e um show dos Rolling Stones. Sete anos depois, a Microsoft reservou cerca de US$ 200 milhões à campanha publicitária do Windows XP, a ser lançado mundialmente amanhã (25), e um show de Sting que poderá ser visto pela internet no site da MSN em www.msn.com


Depois de anos em uma plataforma problemática e desastrosa – Windows 95/98/SE/ME – a Microsoft agora tenta emplacar o XP tendo como base a arquitetura sólida do Windows 2000, hoje considerado o melhor sistema operacional da empresa, porém, pouco ou nada voltado aos usuários domésticos. Por uma ironia do destino, o slogan inicial da campanha do XP era “Prepare to Fly”, prepare-se para voar, do inglês.

Em virtude dos atentados terroristas, agora o lema é “Yes, you can”: sim, você pode. Caso você integre a facção dos usuários ávidos por novidades e pretenda correr à loja mais próxima para garantir o seu XP, preparamos um rápido guia para uma atualização saudável.

1. Hardware: não tente instalar o XP com menos de 128 Mb de RAM e processador inferior a 400 Mhz. O desempenho é lastimável. Para uma performance extra, opte por 256 Mb de RAM. Você também precisa de 1.5 Gb em disco apenas para o sistema.

2. Software: com exceção de programas dinossauros que só rodam no antigo ambiente DOS, seus aplicativos e jogos funcionarão no XP sem problemas. Caso não funcionem, pode-se usar uma espécie de emulador embutido para simular versões anteriores do Windows.

3. Compatibilidade: caso haja algum periférico (hardware) incompatível com o XP, você não conseguirá sequer instalá-lo. Para não haver dúvidas, use o Auxiliar de Atualização (Upgrade Advisory), disponível no CD com o Windows XP ou na internet em www.microsoft.com/windowsxp/pro/howtobuy/upgrading/advisor.asp — Por exemplo, os gravadores CDRW da marca LG, modelos 8120B até 8041B não funcionam no XP. Outra solução é obter a lista completa de hardware compatível em www.microsoft.com/hcl

4. Instalação: diferentemente das versões anteriores, você agora só digita o número do registro, algumas informações pessoais e deixa o Windows fazer tudo por você. Mais automático, impossível. Uma das vantagens é que, também ao contrário dos Windows anteriores, fazer a atualização para o XP é um processo menos dramático. Se você não quiser formatar o disco para instalar do zero, pode ser uma boa pedida.

5. Performance: mesmo com uma super máquina, é plausível abrir mão das firulas visuais do XP para ganhar desempenho. No Painel de Controle, clique em Sistema->Avançado->Performance->Configurações. Lá, você pode cancelar alguns recursos visuais ou clicar em “Ajustar para melhor performance”. É tiro e queda, você notará a diferença.