Windows 2000 e os games

Paulo Rebêlo | março.2000

Frustração. Eis a palavra de ordem aos compradores do Windows 2000 que tentam obter a mesma performance do Windows 98 nos jogos para computador. Além de ‘frustração’, falta de informação. Antes mesmo de ser lançado, a Microsoft deixou claro que o Win2000 não seria uma plataforma doméstica, voltada à pequena produtividade de escritório ou entretenimento, mas sim um sistema robusto a fim de atender empresas e usuários mais avançados, onde corporativismo seria a palavra de ordem.


Mesmo assim, o suporte às tecnologias gráficas embutidas no Win2000 é bem superior ao do seu antecessor, o Windows NT 4. O que, de fato, viabiliza muitos jogos disponíveis no mercado, inclusive os que requerem aceleração gráfica/tridimensional. Similar ao NT, o Win2000 não foi feito para jogos; mas diferente do NT, é possível e viável jogar.

A dificuldade maior em jogar no NT era a dependência do DirectX, biblioteca gráfica que a grande maioria dos jogos de hoje estão fazendo uso. Apesar de existirem versões não-oficiais (e problemáticas) do DirectX 5.0 e 6.0 para NT, quem usa sabe que não vale a pena.

O Win2000 traz o DirectX 7.0 em seu código, o que permite rodar grande parte dos jogos disponíveis no mercado. A questão crucial, porém, reside na falta de suporte razoável às placas aceleradores (placas 3D) e ao OpenGL. Paulatinamente, as fabricantes de placas de vídeo estão lançando novas versões de seus drivers, visando contornar tal problema. Consulte a página oficial da sua e confira.

SITUAÇÕES DIVERSAS – O usuário com os dois sistemas operacionais instalados – Windows 98 e Windows 2000 – deve tentar, primeiro, jogar a partir do Win2000 e prestar atenção aos resultados. Em seguida, caso a performance geral ou a aceleração gráfica não agrade, voltar ao Win98.

É importante realçar a possibilidade de que, algumas vezes, determinado jogo pode não conseguir ser executado em tela cheia – geralmente, os que requerem muita aceleração gráfica, como o Unreal Tournament. A solução é, justamente, jogá-lo em tamanho reduzido. O mesmo vale para a velocidade, a depender da potência de sua placa de vídeo.

Em alguns casos, os jogos podem apresentar uma melhor nitidez quando em tela reduzida, mesmo ao usar uma placa de vídeo boa. Exemplo: Quake 3 com uma Diamond Viper 770 de 32MB, uma das melhores e mais requisitadas placas do mercado. Jogando em tela cheia, a nitidez perde um pouco a qualidade.

Situações estranhas também acontecem. Quem tentou jogar Fifa 99 conseguiu; quem tentou jogar Fifa 2000, versão mais recente do mesmo jogo, ficou a ver navios.

LENDO O MANUAL – Geralmente, o manual ou arquivo ‘readme.txt’ na pasta do jogo, devidamente instalado, contém informações úteis sobre aumento de performance, problemas corriqueiros e sistemas operacionais suportados.

O Win2000, por ser um sistema operacional ainda recente, quase nunca será encontrado na lista dos atuais jogos disponíveis comercialmente. Contudo, é importante atentar-se ao fato de que se o Windows NT é suportado, assim será o Win2000. Só? Ainda não. Numa boa quantidade de jogos, o fabricante deixa claro que não é possível executá-lo sob o NT, mas apenas no Windows 95/98. Como o Win2000 não é NT, então vale a tentativa. Você pode se surpreender.

Morais da história:

1) O Win2000 não é mais o NT 5.0;
2) Tente primeiro rodar o jogo no Win2000 e, caso não funcione, procure por uma atualização da placa de vídeo. Apenas em última instância, volte ao Windows 98 para jogar.

Site Footer

Sliding Sidebar

Instagram