Novo FrontPage 10 está próximo

Paulo Rebêlo | novembro.2000

Foi liberada a segunda versão “beta” (para testes) do Front Page 10, a solução da Microsoft para criação e edição de homepages. O novo Front Page deve ser lançado em no fim do primeiro semestre de 2001. O que ainda não é confirmado é se o produto será vendido em separado ou virá junto ao Office 2001, previsto para ser lançado no mesmo período.


Entre as novidades, encontra-se o gerenciamento de fotos e imagens através do Photo Gallery, a seleção de diferentes layouts, inclusão de legendas e edição de imagens e temas. Com um processo de atualização dinâmica, usuários e webmasters poderão inserir conteúdo no site sem a necessidade de editá-lo.

Funções de auditoria de sites são outras novidades de peso. É possível, por exemplo, identificar os hábitos dos visitantes através de um monitoramento dos cliques realizados pelo internauta. De tal forma, o webmaster saberá quais são as páginas mais acessadas, por quanto tempo o usuário passou visitando-as e como chegou até elas. Um ranking com as páginas mais lidas de um site pode ser gerado à distância de um clique, inclusive, podendo separar os resultados de acordo com critérios personalizados.

Seguindo a atual tendência de investimento ao mercado colaborativo, a exemplo do Dreamweaver 4, o próximo Front Page também virá com recursos que permitem aos profissionais trocar e compartilhar informações sobre o projeto em andamento. Com o aplicativo SharePoint, incluso no programa principal, pode-se editar o conteúdo a partir do próprio Internet Explorer e ter controle sobre a aparência do site, além de poder revisar e modificar o código HTML das páginas.

Os formatos XML e ASP ganham novo fôlego, assim como a interatividade na Web. O webmaster pode inserir conteúdo dinâmico do portal MSNBC, como previsão do tempo, pesquisas, mapas e ferramentas de serviço. A finalidade do conteúdo dinâmico é a de evitar a necessidade de uma edição diária do site, pois as informações serão atualizadas automaticamente pelos servidores.

OFFICE 2000 GANHA NOVA CORREÇÃO – Enquanto o Office 2001 não chega, os usuários da versão 2000 podem baixar o Service Pack 2, disponibilizado recentemente pela Microsoft, no próprio site da empresa em www.microsoft.com/office

O segundo Service Pack, diferentemente do primeiro, é mais voltado ao usuário corporativo/empresas. É necessário, porém, ter o Service Pack 1 instalado antes de partir para o segundo. O arquivo para download ocupa pouco mais de 30 Mb de espaço em disco. As principais correções são voltadas à segurança.