Windows 2000 Service Pack 1

Paulo Rebêlo | agosto.2000

O primeiro pacote de serviços (service pack) para Windows 2000 já está disponível no site da Microsoft. Pacote de serviços é a definição dada pela empresa para o conjunto de melhorias, atualizações e correções de erros nos seus programas, desde a época do Windows 95. O download pode ser feito acessando http://www.microsoft.com/windows/default.asp


Diferentemente do que aconteceu com o Windows 95/98 e NT, o lançamento do SP1 para Windows 2000 é um evento de grande importância e repercussão. Quando o Windows 2000 foi lançado no comércio, em fevereiro, as corporações foram alertadas por analistas da indústria que esperassem até a chegada do primeiro pacote de serviços antes de migrar as bases de dados das empresas em NT para o nova cria da Microsoft.

A explicação era simples. Todo sistema operacional da empresa de Bill Gates, quando lançado, vem “recheado” de bugs e, nos primeiros meses, diversas falhas envolvendo a integridade e a segurança do sistema são encontradas.

Apesar de ser bastante sólido e seguro, o Windows 2000 não fugiu à regra. Até o momento, mais de uma dúzia de correções críticas envolvendo segurança foram liberadas no Windows Update – http://www.windowsupdate.com.

Em tempo que o Linux continua ganhando cada vez mais espaço na hora de optar por servidores corporativos, o SP1 para Windows 2000 tende a melhorar um pouco a presença da Microsoft no segmento. Segundo o International Data Corporation (IDC), em 1999 o Linux conseguiu chegar ao segundo lugar no mercado de servidores, superando o Netware da Novell, mas ficando ainda atrás do Windows NT.

Além de resolver problemas, o SP1 pode aumentar um pouco a performance geral do sistema em algumas situações e, a depender do computador, gerar um boot mais rápido. Pode parecer brincadeira, mas o recém lançado pacote de serviços também trouxe problemas.

Entre eles, a incompatibilidade com alguns dos firewalls mais conhecidos, como o ZoneAlarm (http://www.zonelabs.com) e o BlackICE (http://www.networkice.com), que pararam de funcionar.

Por outro lado, muitas das incompatibilidades encontradas em aplicações que não conseguiam rodar no Windows 2000, foram resolvidas. Motivo pelo qual muitas empresas ainda não haviam migrado para a nova plataforma.

O SP1 pode ser instalado em qualquer das versões do Windows 2000: Professional, Server e Advanced Server. Estima-se que até o fim do ano, 20% dos notebooks domésticos com Windows 9x e NT passarão a rodar Windows 2000 e, em 2001, esse número tende a chegar aos 45%, segundo o Gartner Group.