Office 2001 preview

Paulo Rebêlo | maio.2000

Em junho de 1999, o comércio recebia o Office 2000, tendo como ponto forte a interação com a Internet proposta pelos aplicativos do pacote. Além das mudanças significativas, FrontPage e Publisher passaram a integrar a suite de programas contida no Office, proporcionando ainda mais produtividade às empresas e usuários finais. No Brasil, muitas empresas e mesmo usuários domésticos ainda não decidiram migrar ao Office 2000, geralmente movidos pelo custo elevado e pelo receio em pagar tão caro quando soluções gratuitas e funcionais podem ser encontradas na Internet, como o StarOffice — http://www.stardivision.com


Depois de ter mostrado uma prévia do Office 2001 para a plataforma Macintosh, a Microsoft começou a selecionar beta testers à próxima versão 10 para Windows. A primeira versão beta deve sair no mês de julho. Apesar de ainda não haver previsão sobre a data de comercialização, sabe-se que a Microsoft tem levado, em média, de 18 a 24 meses para pôr uma nova versão no mercado, levando-nos a meados do primeiro semestre de 2001.

O reconhecimento de voz será um dos recursos mais aplicados e interessantes no próximo Office. De acordo com os planos da empresa, a interação com o usuário será excelente, a ponto de conseguir proporcionar facilidades antes não imaginadas a quem estiver trabalhando tendo o Office como ferramenta.

Por exemplo, será possível ditar o texto na hora de escrever um email ou um relatório, não usando mais o teclado. O inverso também, podendo ouvir o que está escrito na tela, com boa performance mesmo aos computadores menos potentes e sem necessidade de programas externos ao Office.

Mudanças radicais na arquitetura interna de alguns programas – como o Outlook – farão parte das atualizações, visando uma maior segurança. O próprio Outlook deverá ter suas funcionalidades revistas, pois uma solução substituta foi apresentada à plataforma Macintosh, sob o codinome “Alpaca”, integrando email, agenda, informações pessoais e calendário. Será o fim do Outlook? Talvez; mas o Outlook Express deverá permanecer intacto em conjunto com o Internet Explorer.

Enquanto a primeira versão beta não sai, correções e pacotes de serviços para o Office 2000 começaram a ser disponibilizados no site da Microsoft. Grande parte voltada aos furos de segurança no Outlook 98 / 2000, que geraram tantas controvérsias em razão de problemas recentes com vírus, como o ILoveYou, Melissa e Bubbleboy.

Para fazer o download das atualizações será preciso ter o Service Pack 1 do Office 2000, lançado em março, disponível em http://www.microsoft.com/office/