Windows 98 Second Edition

Paulo Rebêlo | junho.1999

Imagine o Windows 98 instalado, seu computador mais devagar e os problemas aparecendo. Se for esse o seu caso, a Microsoft pode estar com a solução dos seus problemas na bandeja. Trata-se de uma segunda versão do Windows 98, atualizada, corrigida, e com algumas funcionalidades a mais.

Durante a fase de testes da nova versão, a intenção da empresa era de repetir o processo feito com o Windows 95: lançar uma versão OSR (OEM Service Release), a qual seria distribuída em novos computadores. Assim, ficamos conhecendo o Windows 98 OSR1, que desde o começo do ano vem passando por uma bateria de exames, a fim de mostrar-se um sistema operacional mais estável e mais rápido – não, não é uma piada. Ao menos é a intenção…


Mas as regras do jogo mudaram. Esqueça OSR e pense agora em um Windows 98 renovado e mais poderoso. O único problema é que será preciso pagar por isso. Segundo a agência de notícias Reuters, o preço nos Estados Unidos é de $109 dólares a atualização para usuários com versões anteriores do Windows, e $19.95 dólares a versão para usuários registrados.

E para quem é a atualização? Teoricamente, para todos aqueles que estejam tendo problemas com o atual Windows ou que queiram adicionar novos recursos e comprovar se realmente a novidade é mais rápida ou não. Para a Microsoft, os novos hardwares passarão a exigir a versão revisada do Windows 98. O Windows 98 SE (second edition) é a cara, sem tirar nem pôr, do Windows 98 convencional.

NOVIDADES – A única mudança crucial notada é o assistente de instalação, com uma interface diferente e mais detalhada. Saindo disso, o visual interno do sistema é idêntico, com algumas poucas mudanças graças ao Internet Explorer 5.0, já incluso, junto com todo o resto da carga: Outlook Express, Netmeeting, Microsoft Chat, Personal Web Server, Front Page Editor, e os restantes.

O novo Media Player também pode ser instalado em sua máquina. Com ele, quase todos os tipos de arquivos multimídia podem ser gerenciados pelo próprio Windows, sem a necessidade de usar programas de terceiros. Inclusive, totalmente compatível com o formato MP3. O mesmo vale para a versão mais recente do DirectX, a 6.1 e a última correção para o bug do milênio.

Enquanto nós, brasileiros, ainda estamos engatinhando na tecnologia ISDN/RDSI, algo ultrapassado nos Estados Unidos, a
nova Rede Dial-Up já está integrada e com suporte para conexões ADSL, uma outra tecnologia ainda mais rápida e confiável.

E por falar em Dial-up, a maior (e talvez melhor) novidade será o “Internet Connection Sharing”. Com o ICS, o usuário pode compartilhar conexões Internet usando a mesma linha telefônica, um recurso que antes só podia ser feito graças a alguns programas comerciais disponíveis na rede. Para quem conecta à Internet usando modem comum não é uma boa pedida, pois a velocidade tende a cair consideravelmente. Mas para quem pode dispor de recursos como ISDN ou IP dedicado, a economia no fim do mês valerá a pena.

O fato é que o sistema está realmente mais robusto, rápido e estável. O único problema é que quase todas as mudanças podem ser baixadas, gratuitamente, no site da Microsoft. Quem estiver interessado em comprar, deve ficar sabendo que estará pagando quase apenas por uma correção de bugs. Em muitos casos, até desnecessária, tendo em vista que uma boa parte dos usuários não enfrentam problemas crônicos de travamentos ou conflitos.

O esquema de pagar por correção de bugs começa a gerar boas discussões nos Estados Unidos. Também segundo a Reuters, desde o lançamento do Windows 98 em junho de 98 até fevereiro de 99, 25 milhões de licenças do programa foram vendidas pelo mundo inteiro. Só durante o Natal, foram 3 milhões de licenças. E não é para menos. A cria de Bill Gates foi votada “O melhor novo software de 1998” pelos leitores da Windows Magazine americana.

NO BRASIL – De acordo com a Microsoft Magazine, o produto deve estar disponível em terra brasilis a partir de julho. A versão completa custará o mesmo da versão atual do Windows 98, ou seja, na faixa dos R$ 407 reais. Já a versão de atualização deverá custar apenas a quantia referente às despesas da embalagem mais o frete. Será? De qualquer forma, a partir de julho os novos computadores já deverão vir com o sistema integrado à máquina.