Windows 98 OSR1 beta

Paulo Rebêlo | fevereiro.1999

Quem não lembra da confusão que foi feita quando começaram a aparecer “novas” versões do Windows 95? Por um tempo, estas versões atualizadas chegaram a ganhar o apelido de “Windows 97”, pois, traziam algumas mudanças visuais e alguns problemas corrigidos, além do Internet Explorer 3.0.


Depois ficamos sabendo que o mistério se tratava do Windows 95 OSR2 (OEM Service Release 2), ou seja, uma versão atualizada do sistema operacional que dali pra frente começou a ser distribuído pré-instalado nos novos computadores a serem vendidos. Ao notar que o número da versão interna do produto era 4.00.950 B, muitos usuários tomaram a frente apelidando-o Windows 95 B. E foi assim também no Windows 95 C, ou OSR 2.5, que nos presenteou com muitos recursos extras do Windows 98, uma melhor performance, e claro, muitos bugs corrigidos – além do IE 4.0 já instalado.

Apesar dos atrasos da Microsoft no lançamento do Windows 98, muita gente já pôde perceber que o sistema não chegou tão estável assim, como prometido. O que já é comum nos produtos Microsoft, por sinal. O primeiro Service Pack (pacote de correções e atualizações) para Windows 98 estará disponível no Windows Update (http://www.windowsupdate.com) ainda nesse trimestre de 99 e deverá ocupar em torno de 20MB para download. A versão original 4.10.1998 de seu Windows 98, deverá pular para 4.10.2126, ao menos até a mais recente versão beta do SP.

Quem chegou a instalar os SP’s no Windows 95 sabe que enquanto alguns problemas são corrigidos, outros são criados. Talvez, justamente tendo conhecimento disto, a Microsoft optou por refazer os pacotes do sistema operacional e disponibilizar os OSR’s. Com o Windows 98 não será diferente e já está a caminho o primeiro.

Até a mais recente prévia do OSR1, sua versão passará a ser 4.10.2150. As mudanças são muitas, e os problemas também, seja com o OSR ou com o Service Pack. Espera-se que com a versão final de ambos os produtos, as dores de cabeça diminuam. Mas dê preferência a instalação de todo o pacote OSR1, que é o que estamos abordando aqui, em vez do SP — quando estiver pronto.

A principal mudança no novo pacote é o Internet Explorer 5.0 beta 2. Estima-se que a versão final do navegador será lançada ao mesmo tempo em que o OSR1 ficar pronto por inteiro. O novo Media Player também é um bom adicional, podendo ler praticamente todos os tipos de arquivos multímidia disponíveis, entre eles o MP3, contando com uma amigável interface. Tanto o IE quanto o Media Player, podem ser baixados gratuitamente do site da empresa – http://www.microsoft.com

Em relação ao visual, foi adicionado um novo botão de rádio na Internet, em todos os menus. Agora, a partir de qualquer janela, você pode sintonizar uma estação de rádio e até mandar para sua pasta da Favoritos ou Iniciar. Ainda voltado à Internet, a rede Dial-up passa a suportar conexões ADSL (não confundir com ISDN / RDSI), apesar de ainda não termos o serviço no Brasil. E falando em Brasil, ainda levará um certo tempo para podermos usufruir da versão OSR1 em português. Só depois que o produto final estiver pronto e aprovado é que outros idiomas começarão a ser suportados.

A performance continua praticamente a mesma, salvo o novo IE5 que é consideravelmente mais rápido, melhorando ainda mais sua navegação. O Outlook também é novo, mas não conta com mudanças significativas. Duas boas novidades do Outlook são a inclusão de filtros especiais para “spam” e a criação de “labels” (tarjas coloridas), também na filtragem de mensagens recebidas.

Entre os principais e mais aparentes bugs do OSR1 beta, os “paus” no IE5 são os que mais atormentam o juízo do usuário. É comum aparecer o já conhecido “erro geral de proteção” enquanto se navega ou, a depender da máquina, um congelamento sem motivo aparente, prejudicando todas as janelas que estejam abertas no momento. Fora isso, tudo parece estar normal no resto do IE, incluindo menus, busca e gráficos que, por sinal, é igual ao IE4. Outro bug fácil de achar é que a opção “Reiniciar no Modo MS-DOS” quase sempre trava. Em algumas máquinas, as primeiras versões do Windows OSR1 também apresentaram conflitos com o Office 97.

Outro detalhe interessante, ao menos no atual OSR1 disponível, é que ao iniciar o Windows, o próprio sistema carrega um pequeno utilitário que envia informações sobre seu computador à Microsoft. Imagino que isto não irá agradar em nada os usuários, mas por enquanto é possível desabilitar tal função, facilmente, através do painel de controle ou editando o registro.

Enfim, mantenha seu Windows 98 caso ele esteja funcionando sem problemas e sem muitos travamentos – que sorte, hein camarada? Pelo contrário, aguarde a versão final do Service Pack e, posteriormente, do OSR1. Se mesmo depois disto, a cria de Bill Gates continuar a lhe dar muitas dores de cabeça, você pode optar por queimar mais neurônios ainda e tentar partir para sistemas operacionais alternativos, como o Linux e alguns outros que existem por aí… enquanto o Windows 2000 não chega para começar tudo novamente. Mas lembre-se que a facilidade de uso e instalação do Windows você só encontra no próprio Windows.