Real Player 7

Paulo Rebêlo | novembro.1999

Desde 1995 o Real Player, na época ainda conhecido como Real Audio, vem tentando levar um pouco de televisão e rádio aos computadores conectados a Internet. De forma simples, direta e eficaz, o objetivo da RealNetworks foi sendo conquistado gradativamente e hoje, a ferramenta por eles desenvolvida é a mais usada e mais difundida quando se trata de broadcasting pela rede.

Em sua mais nova versão, o Real Player 7.0 conseguiu ser mais rápido, além de mais interativo, trazendo novos serviços gratuitos como, por exemplo, o Take 5. A quantidade de estações e canais de conteúdo é grande a ponto de parecer uma mini TV a cabo ao controle do mouse.

Apesar de todas as qualidades e funcionalidades, o Real Player – assim como outras ferramentas de mesmo porte – esbarram no agravante problema da velocidade nas conexões domésticas e mesmo dentro de pequenas empresas.

Segundo os executivos da RealNetworks, a versão 7.0 está 40% mais rápida do que a anterior, possibilitando uma boa recepção em clips musicais e noticiários online mesmo para usuários usando modem a 28.8k (28.800 bps).

Talvez. Não devemos nos esquecer dos congestionamentos na rede e das linhas telefônicas, que nem sempre ajudam. Além de que, o tempo de espera entre um modem, mesmo de 56k, e uma conexão ISDN ou xDSL não se comparam. Cabe ao usuário selecionar conteúdo relevante, através da lista de canais preinstalados ou procurando por canais alternativos. Em última instância, é possível ficar plenamente satisfeito com as mais de 100 estações de rádio disponíveis para escuta, com boa performance mesmo para modem e linha telefônica.

TAKE 5 – Sem dúvida, o novo serviço batizado de ‘Take 5’ foi uma das melhores tacadas da RealNetworks. Visando transmitir material de qualidade, os próprios editores da RealNetworks selecionam o melhor no conteúdo da BBC, ABC News, Fox Entertainment, HBO, MTV, e mais outros 100 canais para transmitir notícias e músicas em tempo real, cuidadosamente escolhidas. No fim da semana, é possível ver o “melhor da semana” no Take 5.

Com mais de 85 milhões de adeptos e cerca de 170 mil novos usuários por dia, a tendência é fazer esse número crescer e crescer. Afinal de contas, quem não gostaria de ver um noticiário da CNN online, igualzinho ao da TV? Ao modo que novas e mais rápidas tecnologias vão sendo desenvolvidas e comercializadas, a possibilidade de se informar com imagens, sons e vídeo pela Internet vem se tornando cada vez mais real – sem trocadilhos.

SERVIÇO – Duas versões estão disponíveis para download no site da RealNetworks. A primeira é gratuita – Real Player 7 básico; e a segunda custa 29.99 dólares, para o Real Player 7 Plus.

As diferenças entre as versões básica e Plus são poucas, mas vale a pena conferir no site da empresa. Ainda na versão básica, pode-se escolher entre três pacotes diferentes: completo, standard e mínimo.

A curiosidade do momento continua sendo o RealJukebox, que nada mais é do que uma nova ferramenta feita sob medida para os fãs do MP3. Com ele, escuta-se CD’s convencionais de aúdio e, pela própria Internet, o programa coleta informações sobre o álbum, como título e nome das faixas. Você poderá fazer seus próprios MP3’s a partir do CD de áudio que estiver escutando, pois o próprio Jukebox se encarrega de fazer a conversão.

O Real Player 7 possui 7.4MB em sua versão completa, 7MB na versão standard e 3.4MB na versão reduzida.