Celular com MP3

Não tem pra onde. No ramo da telefonia, o ano 2000 será mesmo dos telefones celulares integrados com Internet e acessórios digitais.

Motorola, Nokia, Ericsson, Orange… empresas mundialmente conhecidas na produção de telefones celulares, e que já anunciaram para breve a comercialização do celular com som, vídeo e Internet. A Orange, por exemplo, pretende pôr no mercado um celular que será praticamente um computador portátil.

O leque de possibilidades na hora de incrementar um receptor de chamadas móveis é imensurável. Poucos parecem ter pensado em fazer do celular um receptor de ondas de rádio ou algo similar. Já pensou quão interessante seria?

Durante a Comdex, uma tradicional feira tecnológica anual, realizada em Las Vegas, a empresa sueca Ericsson arregaçou as mangas e mostrou também estar no páreo da nova geração de telefones móveis. E, ao que tudo indica, terá muitas fichas para aposta.

A Ericsson anunciou, simplesmente, o suporte a MP3 em sua nova safra de telefones móveis, prevista para entrar no mercado durante o próximo ano. Utilizando a tecnologia Bluetooth, será possível ouvir música em formato digital através do próprio telefone, como se fosse um MP3 player.

Aliado ao MP3, estarão presentes: conexão sem fio à Internet e possibilidade de se navegar na Web. Alguém pensou em ouvir rádio também? Evidente que sim. O menos interessante será mesmo a opção de fazer e receber chamadas telefônicas. O celular da Ericsson também será receptor de rádio FM e possuirá um teclado externo, facilitando a digitação de mensagens e emails.

UTILITÁRIOS – A priori, a idéia da Ericsson é fazer do telefone um periférico que possa ser expandido, como um computador de hoje em que é possível acrescentar memória RAM, discos rígidos, etc. No caso do telefone, cada opção extra seria como um ‘add-on’, utilizando cartuchos.

O único porém, ao menos por enquanto, seria a compatibilidade entre a tecnologia usada pelo aparelho e as companhias telefônicas atuais. Visando resolver tal problema, a Ericsson promete integrar todas as funções – MP3, rádio FM, Internet… – no próprio telefone, sem a necessidade de cartões, cartuchos, concessões ou ‘add-ons’ extras.

O MP3 player embutido poderá tocar 32MB de música e as funções serão ativadas pelo teclado numérico. Caso uma ligação seja recebida, a música automaticamente pára de tocar. Conexões com computadores do tipo PC também serão possíveis, sem a intervenção de fios.

SIMPLES – A inovação da Ericsson esbarra no fator ‘simplicidade’. Pela experiência do sucesso adquirido pelos PDA’s (personal digital assistant) e dos Palmtops, o mercado vem tentado propor que o segredo do sucesso é tornar os periféricos cada vez mais simples, independente de haver ou não a tecnologia suficiente para incrementá-los com uma infinidade de recursos.

O fato é que poucos não irão apreciar a idéia de ir ao estádio de futebol munidos apenas do telefone celular, a fim de escutar os comentários esportivos, receber ligações, agendar compromissos, consultar telefones, checar os horários do cinema e, na volta, escutar umas musiquinhas. Perdeu-se? Use o GPS.