MP3 sem fio

Era só o que faltava. Já não bastasse a quantidade de músicas disponíveis para download, a imensidão de sites relacionados ao MP3, e os novos acessórios que estão sendo lançados todo mês, agora os amantes da boa música poderão se deliciar ao som de suas bandas prediletas em qualquer lugar da casa, sem precisar ter um computador ou notebook em cada ambiente.

Quando a tecnologia MP3 começou a chegar aos lares dos internautas, tudo era muito bom, tudo era muito belo, tudo era muito maravilhoso – mas tudo só era ouvido diretamente no computador. Hoje, podemos achar os “tocadores” de MP3 (mp3 players) como se fossem walkmans. As músicas são transferidas de seu disco rígido para seu walkman de MP3 através de um cabo específico e armazenadas no próprio player, que pode ser levado a qualquer lugar. A principal desvantagem de tais acessórios é a limitação na memória. O padrão atual é de 64MB.

Enquanto o MP3 continua deixando alguns executivos de gravadoras com os cabelos em pé (ou sem os cabelos), mais artistas e empresas investem no formato de forma gradativa, crentes de que dificilmente as pessoas deixarão de procurar e ouvir MP3, muitas vezes em substituição ao CD de áudio convencional.

Prova disto é o MP3 Double Decker, comercialmente conhecido como Brujo, um aparelho bastante parecido com um CD Player comum, mas que também toca CD’s com arquivos MP3. O Brujo foi fabricado pela netDrives e nos Estados Unidos custa $299 dólares.

Em nível de comparação, um CD convencional pode tocar pouco mais de uma hora de música, enquanto um CD recheado de MP3’s chega até 11 horas de música sem interrupção. Eis o principal benefício do Brujo.

MÚSICA SEM FIO – Na quarta-feira do dia 18 de agosto, um empresa desenvolvedora de hardware, chamada X10, soltou a bomba: havia acabado de lançar um novo kit portátil de MP3 sem fio, o qual foi batizado de MP3 Anywhere. A expressão ‘MP3 sem fio’ é um tanto estranha, mas seu funcionamento é pra lá de simples.

Fazendo uso de radiofreqüência, o kit transmite as músicas guardadas no computador diretamente para seu aparelho de som, que pode estar na sala, na cozinha, no banheiro, no outro quarto… – sem a necessidade de cabos ou qualquer outro periférico. O sinal de áudio é enviado por uma banda de rádio de 2.4 gigahertz, ou seja, a mesma banda utilizada pelos telefones sem fio e outros aparelhos domésticos. É possível estabelecer sinal entre o computador e o aparelho de som até, mais ou menos, 35 metros.

O kit da X10 consiste em um transmissor, um receptor e um controle remoto. Pode ser comprado nos Estados Unidos por menos de $100 dólares. O controle remoto é uma espécie de MOUSEremote, funcionando ao mesmo tempo como controle remoto universal e mouse para PC. Aliado a um plugin, o mesmo controle também pode ser usado com o Winamp.

RADIOFREQÜÊNCIA – O uso de radiofreqüência em aparelhos para computador está se tornando fundamental e corriqueiro no mundo da tecnologia digital. Há alguns meses publicamos um artigo que tratava sobre a nova moda de redes sem fio, também usando sinal de rádio. Leia o texto ( aqui ) – http://www.uol.com.br/webworld/ponto/pontotec_042699.htm

Além do MP3 Anywhere, a mesma X10 também lançou o DVD Anywhere, um kit que trasmite o conteúdo do DVD do seu computador diretamente para sua televisão. Em matéria de tecnologia, a única diferença entre o sistema de envio do DVD e MP3 é o software, tendo em vista que ambos os produtos utilizam o mesmo hardware para funcionar. Quem comprar o DVD Anywhere pode obter um upgrade de software, a fim de usar o mesmo aparelho para transmitir MP3 e vice-versa.

O principal motivo que leva alguém a querer usar kit de DVD sem fio é o tamanho do monitor. Imagine sair do seu 14 polegadas para a televisão da sala, com pelo menos 20 polegadas.

MP3 Double Decker:
http://www.netdrives.com/brujo.asp
netDrives:
http://www.netdrives.com
X10:
http://www.x10.com