O fim do fio

Paulo Rebêlo | abril.1999

Após sondar com seus colegas, você decide comprar um segundo computador para pôr no escritório. As vantagens são muitas, além do prometido aumento de produtividade. Poder compartilhar arquivos entre os computadores, enviar dados diretamente pela rede enquanto se pesquisa algo na Internet, troca de informações instantâneas, e o fim dos problemáticos disquetes, são apenas alguns dos muitos benefícios que a instalação de uma rede, seja doméstica ou empresarial, pode trazer ao seu negócio.


E se o seu negócio for mais um, entre tantos, que está montado na sua própria casa? No “quartinho empresarial” não tem mais espaço para outro computador, devido ao rio de fios e papéis soltos pelo chão e por cima da mesa? Só há espaço livre no outro quarto? Problemas à vista.

Hora de instalar sua rede. Começam as reclamações do barulho da furadeira, e mais ainda quando a sala é decorada com um novo par de fios. A poeira começa a levantar e sua alergia parece ter voltado. É, meu amigo, parece que as coisas complicaram. Não seria a hora de você facilitar um pouco mais sua vida, ganhar mais agilidade no negócio, trabalhar com mais tranqüilidade e… com menos fios?

A nova onda de rede sem fio que está começando a chegar ao Brasil pode ser a solução. Apesar de ainda não estarem muito bem difundidas, as redes sem fio (wireless network, wireless LANs) já fazem a cabeça de muita gente e começam a ser expandidas às empresas. O processo é simples: um adaptador sem fio é instalado em cada micro, o software de gerenciamento é configurado e… pronto! Nada de furadeira, broca, poeira ou fio passando por todos os lados. A comunicação entre os computadores é feita através do ar, por radiofreqüência. Limpo e prático.

Seus micros estarão ligados em rede, agora. Seu acesso a Internet poderá ser feito a partir de ambos os computadores, usando a mesma linha e o mesmo modem. Uma boa economia, a começar pela conta telefônica. Caso o escritório seja em sua própria residência, você pode colocar o micro até no banheiro, se quiser, sem a preocupação da passagem dos fios. Não que seja um local propício para tal, mas… quem sabe.

Nos Estados Unidos, as redes sem fio já estão se tornando febre. No Brasil, a Diamond http://www.diamondmm.com é quem está liderando o mercado, sem concorrente por enquanto. A empresa dispõe de diversos pacotes para interligar notebooks e desktops, além de adaptadores adicionais que podem ser comprados por fora. A quantidade de adaptadores e a velocidade na transmissão de dados ainda depende um pouco da distância em que as máquinas estão localizadas entre si.

Até 47m, é possível interligar 16 computadores à velocidade de 1 Mbit por segundo. Comparado às redes convencionais, não é muito. Mas já é bem mais do que aquele modem que você usava para transferir dados entre o seu computador e daquele cliente que adora vir a seu escritório coletar relatórios. 1 Mbit por segundo pode ser suficiente para empresas de menor porte, escritórios locais e residências. Sempre lembrando que ainda se trata de uma tecnologia relativamente nova, que só tende a crescer e melhorar.

Caso não seja possível se manter no raio de 47m, a Diamond possui um pacote de rede sem fio pela instalação telefônica. Mesmo havendo a ligação física entre os computadores, a freqüência usada pela rede será diferente da do telefone, possibilitando assim, o uso de ambos, ao mesmo tempo. Sem contar que o raio de atuação se estende até 152m.

No que se refere à conexão Internet, até três micros podem ser ligados simultaneamente e usar o mesmo equipamento. Já se tratando de periféricos, você realmente estava pensando em comprar duas impressoras, dois CD-ROM’s ou dois scanners? É possível compartilhá-los também, desde que não haja a necessidade do uso intenso entre eles. Economia de tempo e dinheiro.

Até agora, ouve-se falar no avanço da rede sem fio graças a concorrência que vem acontecendo nos EUA, onde empresas de grande porte como a Intel, 3Com e IBM começam a entrar no páreo. No Brasil, ainda será preciso esperar um pouco mais, mas a Diamond já oferece seus produtos por preços competitivos, a partir de 189 dólares.

Site Footer

Sliding Sidebar

Instagram

  • Organizando fotos antigas encontrei o cachorrinho de estimao do nightking
  • Tem mas acabou

arquivão