Windows 98 FAQ

Paulo Rebêlo | setembro.1997
originalmente publicado no Jornal do Commercio (Recife)

O que é Memphis?
Memphis é o codinome para a próxima versão do Microsoft Windows 95. Sua interface básica é idêntica ao atual Windows 95. Há certas mudanças com alguns detalhes. Animações novas na janela, highlight instantâneo com o mouse. A interface é mais requintada.

Como ele será chamado? Windows 97?
Até mais recentes informações, Windows 98. A Microsoft promete (promete?) lançar um sistema operacional único no ano 2000. Este novo SO, abrangerá todas as plataformas. Computadores Desktop, Notebooks, Servidores de Rede e etc. O novo SO da Microsoft será baseado praticamente na nova versão 5.0 do Windows NT que, até agora está sendo a mais aceita versão do Windows.

Quando estará disponível ?
A primeira versão beta oficial foi completado em 30 de junho de 1997. Em 1º de julho de 1997, milhares de cópias foram liberadas pelo mundo. Mas vale realçar que esta foi a primeira beta oficial. Antes disso, era comun ouvir falar em “Memphis”, mas todas as versões anteriores eram “builds”. Em outras palavras, eram versões beta de uma futura versão beta. Ou versão alpha, para os mais entendidos. As “builds” eram representadas por números. A última “build” antes da primeira beta oficial foi a 1525. Para quem vem testando as “builds” do Memphis, pode ser notado que há muita diferença entre a primeira “build” e a atual versão beta 1. Para melhor, claro. Em 1º de agosto de 1997, a Microsoft lançou a versão beta 2. Esta versão já está bem mais próxima da versão final e resolve muitos dos “bugs” da versão anterior, sem contar com outras inovações.

Que recursos terão no Windows 98 ?
Uma lista deles está na parte final do FAQ.
O Windows 98 proverá usuários com novas opções de interface, performance, facilidade de uso, integração Web, além de outros de entretenimento e mais ainda para corporações. O que este novo SO tem de melhor, com certeza são as novas adaptações a Hardware. DVD, Digital Video e muito mais. O Windows 98 também otimiza os modems de alta velocidade (33.3k em diante). Antigos conflitos de hardware e acessórios no Windows 95 são facilmente (e automaticamente durante a instalação) corrigidos e algumas vezes superando sua performance anterior.

Haverá duas versões do Windows 98 ? Uma com FAT16 e outra com FAT32 ?
Não. Haverá apenas uma versão do SO.
Usuários terão a opção de escolher o sistema de arquivos através de um utilitário de conversão.
O novo sistema de arquivos (FAT32) é perceptivelmente mais rápido do que seu antecessor (FAT16).
Mas, muito cuidado precisa ser tomado com esse novo padrão. Primeiramente, a velocidade aumenta no uso sobre o Windows apenas. O gerenciamento de arquivos em DOS (reinicar em modo MS-DOS ou boot para DOS) também será perceptivelmente mais lento. Grandes cópias ou grande quantidade de MB a serem transferidos via modo DOS, levarão mais tempo que o habitual.

Outro ponto importante, é em relação à desinstalação do Windows. Usando-se o novo sistema de arquivos, o Memphis não poderá ser desinstalado. O disco rígido precisará ser formatado e ser re-particionado (via FDISK) para FAT16. Após esse processo, outro sistema operacional poderá ser instalado. Usuários acostumados a sistemas de arquivos diferentes (Windows NT, OS2 e etc) devem entender melhor esta parte. Em tempo: FAT16 é o sistema de arquivo padrão (DOS, Windows 3.1x, Windows 95) que estamos acostumados a usar, mesmo sem saber.

Quais são os requerimentos de sistema para Windows 98 ?
Ainda não definido. O sistema Memphis é otimizado para Pentium e torna-se perceptivelmente mais lento em máquinas com memória inferior a 16 MB de RAM. Não devemos esquecer que segundo a Microsoft, os requerimentos mínimos para instalar o Windows 95 versão atual é um 386 DX/40 com 4MB de RAM. Se alguém aqui teve a oportunidade de fazer uma proeza dessas, deve saber do que se trata. Simplesmente, não funciona. O próprio Windows 95 com 4MB de RAM, mesmo em um 486 fica notavelmente mais lento do que o normal. Em relação ao Windows 95, o novo SO apesar de ser mais “pesado”, torna-se mais rápido (perceptivelmente). Mas sua performance sobre as condições inferiores às descritas acima não trazem resultados satisfatórios e em processadores inferiores a Pentium, talvez não seja tão perceptivel esta mudança em velocidade de acesso e gerenciamento.

Quanto irá custar?
Ainda não foi definido.
Também não é definido se haverá duas versões dinstintas entre FULL (completa) e UPGRADE (atualização), como houve com o Windows 95. Até agora, todas as “builds” e a Beta 1 e 2 do Memphis são lançadas completas.

O Windows 98 mudará minha interface ?
Os usuários terão a disponibilidade para trocar entre a interface padrão, a integração Web e uma integração personalizada de acordo com opções definidas pelo usuário. Esta mudança de interface já ocorre com o Internet Explorer 4.0 Preview 2 com Shell Enchacment sobre o Windows 95. A integração Web facilita o manuseio do sistema, mas é necessário certo costume.
Fora isso, a interface Memphis é superior e com mais opções de integração a cada tipo de usuário. Também possui diversos efeitos de animação que deixam o sistema muito mais sofisticado.