Principais novidade do Windows 98 / Memphis

Paulo Rebêlo | setembro.1997
originalmente publicado no Jornal do Commercio (Recife)

Revisão dos principais novos recursos do Windows 98
Desfragmentador de Disco e novo Wizard: o novo desfragmentador de disco possui um novo recurso onde cria um arquivo de log e separa os programas mais utilizados por categoria. Esses programas são alocados em partes seqüenciais do disco rígido para que possuam um acesso mais rápido. Este processo também pode ser configurado pelo usuário ou não utilizado.


Windows 98 HelpDesk
O helpdesk do Windows o conecta com o site da Microsoft através da Internet, onde é possível obter suporte técnico, help on-line, novos updates para recursos do sistema, novos wizards, biblioteca de termos e uma página para reportar os bugs achados no novo sistema operacional.

Windows System Update
O novo System Update o mantém informado se você está usando os drivers mais atuais e o sistema de arquivo mais novo. Todos seus aplicativos e sistema são checados e comparado com uma biblioteca para determinar quando há novos drivers ou novos updates disponíveis. Após a checagem, a opção de download e instalação automática dos novos drivers serão disponibilizadas

System File Checker
Este utilitário checa todos seus arquivos de sistema para determinar se houve alguma modificação ou danificação nestes arquivos. É possível restaurar os originais ou manter os atuais. Este utilatário é útil para checar possíveis conflitos nos aplicativos

Windows Tune-Up Wizard
Executa aplicativos em horário determinado pelo usuário.

Microsoft System Information Utility
Este utilitário se compara com o conhecido “MsInfo”, onde visualiza todos os recursos, versões, dll executadas, módulos 16-bit e muito mais na tela.

Novo Dr. Watson
Dr. Watson é um programa que se mantém na barra de tarefas (taskbar) e inspeciona seu sistema para diagnosticar conflitos e erros de proteção durante a execução de algum aplicativo ou
chamada inválida de DLL.

Novo Backup
Agora periféricos SCSI e fitas DAT são suportados.

Scandisk automático
Quando o computador não é desligado através do Menu Iniciar e ‘Desligar’, o scandisk é acionado no próximo boot (ao ligar) do computador, para evitar possíveis erros e danificações nos arquivos.

Novas ferramentas de acessibilidade
Muitas inovações foram adicionadas. A principal é a de personalização das opções de acessibilidade.

Desligar mais rápido
Agora ficou muito mais rápido o modo ‘Desligar o Computador’.

FAT32 e conversor
Com o novo sistema de arquivos, a organização interna é feita muito mais rápida. Um conversor de FAT16 para FAT32 já vem incluído para posterior conversão.

Servidor de Acesso Remoto
Agora seu computador pode se transformar em um servidor Dial-Up, através dos protocolos IPX/SPX ou NetBEUI. Acesso remoto entre duas máqunas usando o Dial-Up ficou muito mais fácil.

Novas atualizações
Agora com a versão beta 2 do Memphis, já é visto “Windows 98” ao invés do antigo codinome. A versão integrada do IE 4.0 já é a mais atual (beta 2), onde corrige os “bugs” da versão anterior, integrada na beta 1. O sistema ficou mais rápido do que a anterior, mas continua mais pesado do que o Windows 95, o que talvez resulte em uma aceitação não muito satisfatória para os usuários que estão acostumados a abrir diversas janelas de seu browser para navegar na Internet. Alguns “add-ons” de interface também foram adicionados, gerando cada vez mais, um sistema mais simpático de se usar.