Como checar o conteúdo divulgado em redes sociais

Paulo Rebêlo
Observatório da Imprensa – 08.julho.2014
link

Acaba de sair a edição em português do Manual de Verificação (Verification Handbook), uma ferramenta poderosa para validar, certificar e utilizar conteúdo, relatos, fotos e vídeos compartilhados pelas pessoas na selva da internet e das redes sociais.

Gratuito e disponível em vários formatos, inclusive podendo ser lido online, direto no navegador, o Manual é produzido pelo Centro Europeu de Jornalismo (EJC) e foi lançado em inglês em fevereiro. A edição em português do Brasil é a primeira tradução oficial em outro idioma.

Em situações críticas, as redes sociais ficam sobrecarregadas de boatos e relatos em primeira pessoa. Algumas dessas informações são verdadeiras, mas uma grande parte é falsa, especialmente quando ocorrem manifestações ou conflitos. O Manual é um guia definitivo para ajudar jornalistas a criar uma sistemática de apuração, tapando buracos recorrentes no processo de verificação de dados.

Em linguagem didática e com muitos exemplos e estudos de caso, o livro foi escrito por jornalistas de instituições como BBC, Digital First Media, ABC e Storyful, além de outros especialistas em comunicação e tecnologia.

Para baixar o arquivo para seu computador e começar a usá-lo, os links oficiais são:

>> PDF – http://goo.gl/0XSC13

>> EPUB – http://goo.gl/BnTNNA

>> Kindle – http://goo.gl/5bAKzh

>> Web – http://verificationhandbook.com/book_br

O release oficial de lançamento está em http://bit.ly/handbookbrazil

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *