Windows Vista para todos os gostos

Paulo Rebêlo
Folha de Pernambuco – 08.março.2006

Depois de anunciar preços e versões individuais do Office 2007, agora a Microsoft oficializa a estratégia de lançamento do Windows Vista, sucessor do XP. O produto final deve chegar às prateleiras até o final do ano – segundo analistas da indústria, possivelmente nas festas de Natal, em conjunto com o novo Office.  O Vista terá várias versões diferentes, um cenário que, na visão da Microsoft em nota oficial, tende a “facilitar” (e não dificultar) a vida do consumidor.
 

São duas versões voltadas ao usuário doméstico (Home Edition Basic e Premium), uma para profissionais/workstation (Business Edition), uma para grandes corporações (Enterprise Edition), uma edição reduzida para países subdesenvolvidos (Vista Starter, incluindo Brasil, Índia, Tailândia, entre outros) e o Windows Vista Ultimate Edition, que reunirá todas as funcionalidades, sem limitações.
 

A versão Business substitui o Windows XP Professional. A diferença entre Home Basic e Premium é apenas a inclusão do Media Center, um centro multimídia para TV e gravadores digitais de vídeo, já disponíveis na versão Media Edition do Windows XP, ainda pouco conhecida no Brasil. A exemplo do XP, o mais procurado pelos usuários comuns deverá ser o Business, porque a versão Home não possui suporte para multi-processadores, que hoje estão se tornando padrão.